COVID-19 causa turbulência no setor da aviação

0
316

De acordo com a Euronews a covid-19 está a criar turbulência financeira no setor da aviação. Grandes empresas europeias como a Air France, a alemã Lufthansa e a British Airways anunciaram que vão suprimir dezenas de milhares de postos de trabalho. As companhias de baixo custo Easyjet e Ryanair planeiam também despedir milhares de trabalhadores.

Só a companhia de bandeira alemã admite poder ser ser necessário cortar despedir 22 mil pessoas. A British Airways anunciou que os despedimentos na empresa rondariam os 12 mil, a Air France, que o número poderia ir até 10 mil. As companhias aéreas de baixo custo, também conhecidas como low cost, não estão muito melhor, a EasyJet planeia suprimir 4.500 postos de trabalho, a Ryanair cerca de 3.300.

Em Portugal, a administração da TAP prolongou o lay-off, mas garantiu aos sindicatos que tudo faria para manter os postos de trabalho. O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu ser necessário um ajustamento da dimensão da transportadora, mas defendeu que os despedimentos “não têm de ser inevitáveis”.

O setor da aviação caminha para uma luta brutal pelas quotas de mercado. Algumas companhias de baixo custo começaram já a exercer pressão sobre os trabalhadores. Há já quem lhe chame ‘dumping social’”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui