que é membro da Câmara de Turismo e já conta com todos os órgãos e mais um conselho executivo. Estiveram presentes no ato o Presidente e Vice-Presidente da CTCV.É a segunda do país depois de S. Nicolau. O Dia Mundial do Turismo foi bem celebrado com este passo importante para o setor em Cabo Verde, no âmbito do projeto da Câmara para a criação da instituição federativa das associações de turismo de cabo verde.
Segundo Gualberto do Rosário, Presidente da CTCV esta associação é fundamental para o desenvolvimento do turismo que acredita que tem valor para Cabo Verde. Turismo efetivamente sustentável, alicerçado nas extraordinárias condições ambientais que o país tem inclusive nesta ilha do Fogo apoiado na nossa localização que é muito boa, no clima, baseado na nossa cultura, na nossa história mas também na iniciativa dos empresários cabo-verdianos, fazendo também desta atividade, uma atividade com oportunidades de iniciativas empresariais endógenas, altamente geradora de emprego e altamente dinamizadora de toda a economia.
A Associação é constituída por um conselho directivo presidido pela Luísa Jorgensen, mesa da assembleia, conselho fiscal, conselho consultivo onde podem participar instituições públicas e privadas, ONG’s interessadas no setor.
De acordo com a Presidente do Conselho Diretivo, com o funcionamento da Associação já é possível levar uma voz a CTCV com intuito de colocar os problemas do setor ao Governo. Fogo deve apostar num turismo diferenciado e de qualidade, poderá nunca chegar aso números do Sal e da Boa Vista, mas poderá com certeza conhecer outros patamares.