Diário OCEAN RACE- Meta África do Sul

A compressão e um movimento para o sul do continente ocidental deixa o GUYOT Ambiente à procura de respostas...

0
263

“Around the outside” é um tropo que é puxado para fora num ou noutro ponto em cada edição de The Ocean Race. Refere-se a uma opção táctica no percurso da regata em que um barco, ou barcos, navegam uma rota mais longa em condições mais favoráveis para fazer um passe na prancha de liderança.

2 February 2023, Leg 2, Day 9 onboard Holcim – PRB Team. Tom Laperche helps to drop the old sail.

Hoje em dia é apropriado como a Team Holcim-PRB, a 11th Hour Racing Team, a Biotherm, e mesmo a Team Malizia utilizaram a opção mais longa e ocidental para deslizar para sul do GUYOT ambiente – Team Europe que tem liderado durante grande parte da etapa 2.

Até agora, o que tradicionalmente seria considerado uma opção oriental arriscada tinha sido compensado para Robert Stanjek e a sua equipa no GUYOT Ambiente.

Mas entre as 2100 UTC de sexta-feira à noite e as 0900 UTC de sábado de manhã, a sua sorte parece ter-se esgotado e o cenário táctico virou-se sobre a sua estratégia.

02 February 2023, Onboard 11th Hour Racing Team during Leg 2, Day 9. Malama sailing downwind at sunset in the South Atlantic.

Enquanto todos os barcos da frota abrandaram e sofreram alguns turnos complicados para navegar, foi muito pior para a equipa de bandeira europeia, que já não é o barco mais meridional e parece estar numa posição muito vulnerável.

O rastreador ainda mostra o GUYOT Ambiente – Team Europe com uma liderança nominal, mas isto baseia-se unicamente na matemática de estar a leste e, portanto, o barco mais próximo da Cidade do Cabo. A realidade táctica é muito diferente.

O piloto também mostra compressão em toda a frota com o barco mais ocidental, Team Malizia, fazendo fortes ganhos atrás do trio apertado de Holcim-PRB, 11th Hour Racing Team e Biotherm, que estão à vista um do outro – sendo a dispersão reduzida a cerca de 10 milhas na água e a fechar.

“O vento é um pouco instável, com algumas rajadas de vento para brincar. Muitas variações de vento por isso precisamos de mudar as velas, ajustar o corte, gybe, etc.”, foi o relatório de Nico Lunven na Team Malizia, na manhã de sábado.

3 February 2023, Leg 2, Day 10 onboard GUYOT environnement – Team Europe. Phillip KasŸske on the bow at sunrise.

“Estamos bastante satisfeitos por termos conseguido apanhar um pouco os nossos concorrentes”. Agora estamos apenas 30-40 milhas náuticas atrás de Holcim – Biotherm – 11th Hour. E GUYOT está numa opção diferente, muito mais próxima da linha de loxodromia (rota directa para a Cidade do Cabo), mas com vento fraco por agora.

“À nossa frente, ainda há muito para jogar. O próximo objectivo é apanhar algum vento forte do noroeste para poder ganhar para o leste, em direcção à Cidade do Cabo.

“A vida é boa a bordo. Tivemos ontem alguns aguaceiros sob as chuvas. Precisaremos de monitorizar a nossa comida restante, pois o percurso final é mais comprido do que o esperado”.

A meta para a Cidade do Cabo é agora 11-12 de Fevereiro.

Siga as últimas posições no Race Tracker

Confira a cobertura no Eurosport

Leg Two Rankings em 1200 UTC – 4 de Fevereiro de 2023

  1. Ambiente GUYOT – Team Europe, distância até ao fim, 2595,0 milhas
  2. Equipa Holcim-PRB, distância até ao chumbo, 47,3 milhas
  3. Biotherm, distância até ao chumbo, 50,8 milhas
  4. 11th Hour Racing Team, distância à liderança, 60,1 milhas
  5. Equipa Malizia, distância até ao chumbo, 82,0 milhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui