A partir de 2021 os táxis voadores será novidade nos céus de Paris. A Volocopter, startup alemã de aviação especializada em mobilidade urbana, será a primeira empresa a testar táxis aéreos elétricos em grande escala perto da capital francesa, após quase uma década de desenvolvimento. A companhia espera revolucionar o transporte com foco em veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.
O CEO da Volocopter está ansioso para abrir as primeiras rotas de táxi aéreo comercial nos próximos 2-3 anos e estão entusiasmados por ter um parceiro de lançamento potencial na Europa. O crescimento desta indústria contribuirá para o desenvolvimento de soluções industriais ecológicas e oferecerá à região de Paris uma combinação única de sistemas de transporte multimodal urbano.
As próximas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2024, que realizarão em Paris, proporcionarão mais oportunidades para a Volocopter deixar sua marca, numa cidade que já possui a vantagem estratégica de ser um importante hub europeu. Ao causar uma boa impressão nos próximos dois anos, a startup poderia monopolizar o crescente mercado de novas viagens aéreas dentro das cidades antes que qualquer concorrente relevante apareça.
Mas como a tecnologia envolvida ainda está em fase inicial, o local de teste não ficará muito perto do centro de Paris. A área designada foi o campo de aviação de Pontoise, cerca de 35 quilómetros a noroeste de Paris. No primeiro semestre de 2021 a Volocopter montará toda a infraestrutura necessária: primeiro no ar e depois nas áreas de embarque nos prédios próximos. Com a cooperação da DGAC (Autoridade de Aviação Civil local), as operações de estacionamento, decolagem e pouso, bem como as operações em torno do veículo, sejam de manutenção ou de recarga elétrica, serão testadas a partir de junho de 2021.
Uma coisa é certa: se os preços dos táxis normais já estão nas alturas, imagine as tarifas de táxis que voam? Não é à toa que já estão a inventar o Uber voador…