A ENAPOR lançou, no dia 27 de Janeiro, o concurso público internacional, em duas fases, para a pré-selecção de empreiteiros para as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo.
A primeira fase do concurso, que termina a 11 de Março de 2020, irá selecionar até 8 candidatos. A segunda fase será lançada a 18 de Março.
A adjudicação da obra ao vencedor do concurso está prevista para finais de Julho de 2020.
O projecto do Terminal de Cruzeiros do Mindelo é co-finaciado pelo Fundo ORIO e pelo Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional.
O “Terminal de Cruzeiros do Mindelo” terá um impacto enorme na economia de São Vicente e Santo Antão, assim como um efeito indutor na economia de Cabo Verde.
Características Técnicas do projecto:
– Um berço de atracação de 400m e 11m de profundidade
– Um berço de atracação de 450m e 9,5m de profundidade
– Largura de cais de 12m
– Uma gare de passageiros
– Uma vila turística
– Uma zona de imobiliária
– Um parque de estacionamento
O terminal de cruzeiros a instalar na ilha cabo-verdiana de São Vicente prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística que contempla um edifício para recepção de turistas, (Visitor Welcome Center), com cerca de 900 m2 dedicados ao estacionamento de táxis e autocarros de apoio e uma zona imobiliária que contempla conforme concurso público internacional.
O concurso público internacional, em duas fases, para a pré-seleção de empreiteiros para as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, foi lançado na segunda-feira dia 27 pelas Infraestruturas de Cabo Verde, de acordo com o edital da Enapor. O custo desta obra estima-se em mais de 26 milhões de euros e que o terminal permita receber anualmente 200.000 turistas de cruzeiro.
As obras devem arrancar em Agosto com a conclusão prevista em 22 meses conforme a comunicado. Esta é uma das emblemáticas obras públicas projectadas pelo Governo ao abrigo do Orçamento do Estado.