Entrevista exclusiva com a Dra. Adalgisa Barbosa Vaz, Secretária de Estado da Promoção Empresarial de Cabo Verde

0
94

A Dra. Adalgisa Barbosa Vaz, Secretária de Estado da Promoção Empresarial de Cabo Verde, respondeu a questões da Financial Afrik à margem da 3.ª edição do Fórum de Investimento de Cabo Verde (CVIF), que decorreu nos dias 12 e 13 de junho de 2024, na Ilha do Sal. O evento organizado pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações, Cabo Verde TradeInvest (CVTI), com o apoio do governo, tem como objetivo mostrar oportunidades de investimento no país e fortalecer o investimento no setor privado. Entre outros temas discutidos, as perspectivas de crescimento do país e as principais prioridades do governo para aumentar o investimento privado.

Participou na 3ª edição do Fórum de Investimento de Cabo Verde (CVIF) que visa apresentar oportunidades de investimento no país e reforçar o investimento no setor privado da economia. Quais são as suas impressões sobre esta iniciativa?

Um sentimento de satisfação. Pelo grau de participação dos investidores privados nacionais, dos investidores estrangeiros e dos nossos parceiros de desenvolvimento, como viram. Conseguimos reunir mais de uma dezena de instituições financeiras parceiras para apoiar projetos de investimento privado em Cabo Verde num painel de financiamento para a economia.

De acordo com a previsão de base, o crescimento global permanecerá em 3,2% em 2024 e 2025. Quais são as perspetivas de crescimento para Cabo Verde em particular?

Para as perspetivas para Cabo Verde, projetamos um crescimento médio de 5% no período mencionado. Mas estamos acelerando reformas para melhorar o ambiente de negócios para aumentar a taxa de investimento e poder chegar a uma taxa de 7% até 2030, porque é por meio dessa taxa de 7 a 10% que poderemos ter impacto na nossa economia.

Poderia descrever as principais prioridades do Governo de Cabo Verde para aumentar o investimento privado?

No sector privado, trata-se, essencialmente, de acelerar as reformas no ambiente empresarial, simplificando os procedimentos de investimento e criando as condições para promover e reter os investidores estrangeiros. Colocar em prática as infraestruturas básicas que são necessárias para apoiar o desenvolvimento do setor privado com todos os benefícios que existem no nosso código de investimento, benefícios fiscais e outros para facilitar os investimentos em Cabo Verde. E também temos um papel ativo no quadro desta plataforma virtual que é o Fórum de Investimento de Cabo Verde (CVIF): fazer face aos candidatos a financiamento e às instituições que têm instrumentos de apoio aos investimentos do setor privado em Cabo Verde.

Qual a contribuição da Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para o desenvolvimento de setores-chave da economia do país? E em quais setores específicos o governo quer incentivar o investimento?

O estudo, que serviu de base à estruturação desta edição do Fórum de Investimento de Cabo Verde, em particular, é o primeiro Diagnóstico Nacional do Setor Privado (CPSD) em Cabo Verde realizado pela Corporação Financeira Internacional (IFC) e pela equipa do Banco Mundial. Isto no quadro das prioridades já definidas pelo Governo no Plano de Desenvolvimento Sustentável para 2030, onde a economia azul, a economia digital, a economia verde, a transição energética e também os setores que emergiram deste estudo e também no que diz respeito à indústria criativa já tinham sido definidos como setores prioritários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui