A Ethiopian Airlines vai adquirir oito aviões de passageiros Boeing 777-9, havendo a possibilidade desta encomenda atingir mais três quatro unidades do mesmo tipo, se forem exercidas as opções que constam do acordo anunciado nesta terça-feira, dia 5 de março, pela companhia aérea da África Oriental e pela construtora norte-americana.
A escolha da Ethiopian Airlines pelos jatos 777-9 coloca a companhia como a primeira cliente do 777X na África e expande o seu pedido histórico de 2023 de 11 Dreamliners 787 e 20 aviões 737 MAX para modernizar e expandir a sua frota. “Estamos satisfeitos em continuar a estabelecer tendências na aviação africana ao adotar tecnologias de ponta para aprimorar os nossos serviços e a satisfação do cliente. Melhorando o nosso desempenho operacional e o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, o 777-9 oferece mais flexibilidade, menor consumo de combustível e emissões de carbono reduzidas”, disse Mesfin Tasew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines, citado num comunicado de imprensa distribuído pelas duas empresas.
Baseado no Boeing 777 e com tecnologias avançadas da família 787 Dreamliner, o novo Boeing 777-9 apresenta novas asas de composto de fibra de carbono e motores que permitirão que a aeronave alcance uma eficiência de combustível e custos operacionais 10% melhores do que a concorrência. Os aparelhos Boeing 777-9 apoiarão os planos da Ethiopian Airlines de aumentar e renovar a sua frota em tamanho, alcance e capacidade de passageiros e carga para atender a mercados de alta procura na África, Ásia, Europa e América do Norte.
“A Ethiopian Airlines marca mais um pioneirismo na nossa parceria de longa data ao escolher o 777-9 para ser avião de referência da sua crescente frota”, refere Brad McMullen, vice-presidente de Vendas e Marketing Comercial da Boeing.
“Construída sobre uma relação que remonta há 75 anos, valorizamos profundamente a confiança inabalável que a Ethiopian Airlines deposita nos nossos aviões”, destaca McMullen.
A frota atual da Ethiopian Airlines é composta por mais da metade de aviões da Boeing, incluindo 29 aparelhos Dreamliners B787 Dreamliner, 20 B777, três B767, 27 B737 Nova Geração e 15 jatos B737 MAX.