O Ética Summit 2023 é um evento 100% digital, que decorrerá os dias 8, 9 e 10 de setembro de 2023, envolvendo os oito países lusófonos.
Este evento tem como principais objetivos promover a reflexão, o debate e a aquisição do conhecimento em torno das questões associadas à ética e à integridade no Desporto, em todo o espaço lusófono. É pois, o maior evento do género, alguma vez levado a cabo, no universo desportivo envolvendo os países de língua oficial portuguesa.
Os participantes vão ter a oportunidade assistir a conferências, mesas redondas de debate e workshops e ainda envolver-se em grupos de trabalho de interesse comum, criando parcerias para construção de projetos comuns, centrados na promoção da integridade, ética e fair play no Desporto.
Na sua 2ª edição, assume uma evolução a todos os níveis, comparativamente à edição do ano anterior, desde logo porque tem mais sessões temáticas, mais parceiros envolvidos, mais organizações desportivas a apoiar, mais inscrições e sobretudo, mais diversidade no que diz respeito às nacionalidades dos oradores.
O Ética Summit 2023 permite a participação das instituições da sociedade civil e desportiva, oriundas de todos os países de língua oficial portuguesa. Para o efeito reúne o apoio formal de cerca de 100 associações, federações e organizações desportivas (Comissão de Apoio Institucional e Comissão de Honra), as quais se comprometeram no envolvimento e no compromisso de participar e difundir este importante momento de reflexão.
O Ética Summit 2023 contará com cerca de 50 oradores, especialistas de prestígio internacional nos temas que formam o programa do evento. O alinhamento do evento constitui-se por diversos temas bastante pertinentes no universo desportivo, a saber:
• DESPORTO SECULO XXI – UM/O ATIVO GLOBAL DA HUMANIDADE (dia 8 de setembro); • DESPORTO JUVENIL (com os subtemas “proteção, segurança e direitos da criança e jovem atleta” e “papel dos pais”) (9 de setembro);
• DOPAGEM e ANTIDOPAGEM (com subtemas “direitos e deveres dos atletas”, “estratégias e realidades lusófonas” e “o tratamento do atleta dopado”) (9 de setembro);
• VIOLÊNCIA NO DESPORTO (com subtemas “cobertura jornalísticas da violência no desporto”, “políticas e práticas na prevenção” e “racismo e xenofobia”) (10 de setembro);
• MANIPULAÇÃO (com os subtemas “as apostas desportivas ilegais”, “manipulação dos resultados e corrupção”, “abordagem para adulterar o resultado” e “match fixing e a defesa da integridade”) (10 de setembro)
À data do presente comunicado, a organização confirma que estão escritos cerca de 2000 participantes, oriundos de todos os países lusófonos e de todos os segmentos e agentes de intervenção no desporto. Existe a expetativa que o número de inscritos possa atingir os 3000 participantes.
Este evento é promovido pelo Panathlon Clube de Lisboa, com o apoio direto do Panathlon Clube do Brasil, da Confederação Federal de Educação Física do Brasil, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Fundação do Desporto, da Confederação Nacional de Associações Professores de Educação Física, da Confederação de Treinadores de Portugal, da Confederação de Treinadores Lusófonos e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e ainda de muitas outras entidades que se associaram de forma voluntária a este projeto.
Para mais informações acompanhe-nos, em:
• https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/ (website)
• https://www.facebook.com/eticasummit
• https://www.instagram.com/eticasummit/
• https://mobile.twitter.com/eticasummit_pcl/
• https://www.linkedin.com/company/etica-summit/