O Turismo em Cabo Verde caminha a passos largos para uma qualidade sustentável fruto das novas políticas que estão a ser implementadas pelo Governo e empresas privadas ligadas ao setor turístico. Existe neste momento uma grande vontade de todos os intervenientes ligados ao Turismo.
É notórias as intervenções e os financiamentos que têm sido aplicados e que vão ser disponibilizados para a promoção e divulgação do Turismo no País e quiçá além-fronteiras. Estamos a chegar a uma etapa que é preciso fazer mais para que o turismo cabo-verdiano seja cada vez mais reconhecido como uma oferta mundial e de qualidade em África e no Mundo.
Por isso, é necessário criar eventos que vão promover as nossas ofertas turísticas, que deve dar a conhecer a nossa cultura, história, património, gastronomia em todas as ilhas deste arquipélago em pleno oceano atlântico.
Chegou o momento de Cabo Verde ter a sua própria Feira de Turismo, com objetivo de mostrar as potencialidades turísticas do país em toda a sua vertente e um conhecer das ilhas das suas gentes, seus costumes e a sua história riquíssima pelos descobrimentos e na origem da nacionalidade cabo-verdiana.
O setor turístico quer do Governo como os operadores turísticos têm que pensar em criar uma feira que visa promover a marca Cabo Verde na sua variada vertente turística, promoção da Cidade da Praia como cidade de negócios e de grandes eventos turísticos, estimulação do investimento estrangeiro, montra gastronómica e a montra artesanal e cultural.
A Feira de Turismo de Cabo Verde – FTCV, podemos chamar assim, deve conseguir promover também os destinos turísticos africanos, com a vinda de operadores africanos, numa grande montra do turismo do continente africano, principalmente a costa ocidental africana e os países da CPLP. África tem uma grande Feira do Turismo Africano na África do Sul – INDABA que se posiciona fundamentalmente pelo turismo da África Austral.
Com a criação deste grande evento vai permitir abrir portas de Cabo Verde ao Mundo e dar a conhecer de facto o turismo no país. Muitos dos turistas que visitam o país, uma boa percentagem acabam por não conhecer Cabo Verde, porque a maioria vem para as praias e sol da Ilha do Sal e da Ilha da Boa vista e ficam privados de conhecer a história, a cultura e a gastronomia cabo-verdiana, entre outros.
A feira do turismo será a montra do que é Cabo Verde e deve ser realizada todos os anos, no mês de Julho na Ilha de Santiago, propomos mais concretamente na Cidade Velha, porque, sendo um património da Humanidade, deve ser revitalizada com eventos de grande envergadura e o lugar apropriado para colher a feira do turismo é sem dúvida o Forte de S. Francisco que depois de preparado pode acolher o evento e o grande terreno a volta do monumento podem ser construídos pavilhões para albergar todos os expositores quer nacionais como estrangeiros.
O interior do Forte de S. Francisco serviria de lugar para colocar a feira gastronomia, a cultura e eventos ligados a história da formação do berço da cabo-verdianidade, para além da música e exposições. Esta possibilidade da feira se realizar na Cidade Velha daria um grande impulso à região, ao seu desenvolvimento e ao financiamento de novas infra-estruturas turísticas que irão criar mais empregos e contribuir que a cidade velha volte ao seu apogeu dos outros tempos, com modernidade, sustentabilidade e qualidade turística.