No início de fevereiro de 2023, Cabo Verde organizou uma reunião que visava promover a energia sustentável na CEDEAO e facilitar a pesquisa e promoção do hidrogénio verde na região.
O Ministério da Energia de Cabo Verde e o desenvolvedor do projeto de hidrogênio verde finlandês Flexens assinaram um Memorando de Entendimento para colaborar ainda mais no desenvolvimento de estudos de viabilidade para a implementação de uma escala de geração de energia a X no país, de acordo com um anúncio em 31 de maio. .
O objetivo é integrar a energia solar e eólica produzida em larga escala em Cabo Verde num conceito Power-to-X de última geração. Especificamente, a eletricidade de fontes de energia renováveis será usada para eletrólise para produzir hidrogênio verde e amônia. Todos os produtos são destinados à exportação em grandes quantidades.
“Procuramos encontrar os melhores parceiros para a transição verde do nosso país e a sua futura produção de energia. O desenvolvedor de projetos finlandês Flexens apresenta a experiência e a abordagem necessárias para responder às oportunidades e desafios que temos em Cabo Verde. disse Rito Évora, Director Nacional da Indústria, Comércio e Energia do Ministério da Energia.
Segundo dados do governo de 2022, os produtos petrolíferos importados representam 80% do abastecimento total de energia de Cabo Verde, enquanto menos de 20% provém de fontes renováveis. O objetivo do país é atingir uma taxa de penetração de energia renovável de 50% até 2030.