A companhia aérea que garante a ligação interna vai duplicar, entre 22 e 30 de Abril, o número de ligações Praia/São Filipe para transportar as pessoas que pretendem participar das festividades do Dia do Município e da Bandeira.
Informações recolhidas pela Inforpress junto de algumas agências de viagens na cidade de São Filipe dão conta que a companhia, que faz uma ligação aérea diária entre Praia/São Filipe, com excepção de sábado, vai garantir duas ligações diárias a partir do dia 22 de Abril e introduziu um voo aos sábados (23 e 30 de Abril).
Ao todo, no intervalo de nove dias, a companhia irá realizar 16 voos de Praia para São Filipe e tendo em conta que os lugares estão todos vendidos, calcula-se que nesse período mais de mil pessoas cheguem a São Filipe pela via aérea.
Quanto a ligação marítima, segundo dados disponibilizados pelas agências, com excepção dos dias 22 e 24, a Inter-ilhas garante ligação todos os dias entre São Filipe/Praia/São Filipe, mas há garantia de realização de ligações extras e com o navio da Inter-ilhas que tem o dobro da capacidade da Fast Ferry.
Mesmo a nível marítimo, para os dias 25 e 29 de Abril, segundo dados recolhidos junto das agências de viagens, não existem lugares disponíveis de Praia para São Filipe nesses dois dias.
Em relação a alojamento a procura continua, mas as unidades hoteleiras e pensões estão com lotação esgotada como habitualmente acontece por ocasião das festas do Dia do Município e da bandeira de São Filipe, uma das maiores manifestações culturais da ilha e do país.
Uma equipa da autarquia de São Filipe já iniciou a vedação da praça de Presídio, cenário da maior parte das actividades culturais, assim como a montagem do palco, devendo tudo estar operacional a partir do dia 25 de Abril para o arranque oficial das festividades, depois de uma ausência de dois anos.