A APAVT está alertar os seus associados para as diversas consequências do furacão Irma.
Na sequência das ultimas noticias divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA o Furacão Irma atingiu a categoria 5.
Conforme as ultimas informações disponíveis a trajetória do Furacão ainda é incerta, mas várias projeções colocam o Haiti, a República Dominicana e Cuba no seu trajecto, antes de se dirigir para o norte, em direção ao Estado da Florida.
Aconselha-se a consulta frequente do seguinte link: http://www.nhc.noaa.gov/#Irma
Atendendo ao facto de estarem em causa destinos de grande procura torna-se essencial que todos os clientes das agências de viagens que tenham agendadas viagens para os destinos em causa, sejam devidamente informados da situação, sob pena de responsabilidade legal por ausência de informação.
Assim, os mesmos deverão ter em conta três situações:
– Viagens marcadas e nas quais seja solicitado o cancelamento pelo cliente:
Tais cancelamentos, sendo possíveis, serão derivados a motivos de força maior o que implicará que, não existirá, à partida, direito ao reembolso de qualquer das quantias pagas pelos clientes, sem prejuízo do reembolso dos valores que sejam reembolsados pelos respectivos fornecedores.
– Viagens marcadas e que os clientes pretendam realizar:
A realização da viagem corre por integral conta e risco do cliente.
– Viagens reservadas a partir da presente data:
Tem a agência a obrigação (exigência legal) de informar (previamente) os clientes da situação, devendo conseguir comprovar à posteriori, caso seja necessário, que tal informação foi prestada. A concretização da reserva é da exclusiva responsabilidade do cliente.
Entretanto, “apareceram” mais dois furacões: o José e o Cátia