Uma formação destinada aos guias de turismo em Santo Antão iniciou-se hoje no Porto Novo com o propósito de capacitar a classe para melhor acompanharem, orientarem e animarem, de forma segura, os turistas que chegam à ilha.
A associação dos guias turísticos nesta ilha enaltece a importância desta acção, promovida pela rede para o turismo sustentável e inclusivo de Santo Antão e que visa preparar esses profissionais para a retoma do turismo, que se espera que aconteça já a partir de Outubro, no arranque da época alta em Santo Antão.
Os operadores esperam, a partir do próximo mês, começar a receber turistas, sobretudo do Norte da Europa, para a prática de trekking, ou seja, caminhadas em trilhas em busca da natureza.
Até a chegada da pandemia da covid-19, Santo Antão estava a receber mais de 35 mil turistas por ano, número que, porém, sofreu uma queda em mais de 60 por cento (%) em 2020.
A França é o principal mercado emissor do turismo em Santo Antão, oferecendo 49% dos turistas que chegam à ilha, seguida da Alemanha (15%) e Bélgica (14%).
Entretanto, a Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão alerta para a necessidade de se proceder à recuperação de muitos percursos turísticos nesta ilha que, desde as chuvas do ano passado, estão em mau estado e a representar riscos para os visitantes.