Os estabelecimentos hoteleiros, no Sal, estão com taxa de ocupação a 100 por cento (%) e preparam o Natal e a noite de réveillon especial para proporcionar “momentos inesquecíveis” aos que visitam a ilha, nesta altura.
Depois de alguma monotonia motivada pela pandemia da covid-19, embora ainda o vírus persista no Mundo, a ilha do Sal continua sendo um destino muito procurado para o Natal e passagem do ano 2022/2023, com clientela oriunda de vários países.
Diariamente assiste-se à chegada de turistas em voos charters, nomeadamente nórdicos, ingleses, alemães, espanhóis, portugueses, entre outras nacionalidades, para passarem a festa em lugar diferente, fugindo do Inverno, aproveitando o sol e a praia no Sal.
A Inforpress pôde constatar, numa ronda pela cidade turística de Santa Maria, que, além dos hotéis, todos os locais de hospedagem, residenciais e pensões estão, igualmente, preenchidos, não só por turistas, mas também por cabo-verdianos que escolheram a ilha do Sal para passarem o Natal, uns com a família outros nem por isso.
Ao chegar à cidade de Santa Maria pode-se verificar uma movimentação de turistas, não só nos hotéis, mas também nos restaurantes e serviços de animação turística, como volta à ilha.
Considerada época alta na ilha, neste momento, em termos de turismo, a taxa de ocupação nos diferentes empreendimentos turísticos é de aproximadamente 100%, estimando-se que esta tendência da taxa de ocupação nos hotéis se alongue até Março de 2023.
Para a secretária-geral da Câmara de Turismo de Cabo Verde, Ana Carvalho, em declarações à Inforpress, isso é um “bom sinal” já que é sinónimo de retoma turística na ilha do Sal, neste caso concreto, e no País.
“Essa movimentação toda representa que já estamos numa retoma turística… não era esperado, já que tudo indicava que a recuperação poderia ser somente a partir de finais de 2023/2024. Tivemos uma época baixa, que é Verão, com uma boa frequência, considerada alta, comparativamente aos anos anteriores, isto é, antes da pandemia”, explicou Any Carvalho.
A mesma fonte assegurou ainda, que o Inverno também promete, porque tem-se registado “excelente procura”.
Os operadores económicos, com quem a Inforpress conversou, estão mais animados e expectantes quanto à “real retoma” a avaliar pela actual taxa de ocupação, depois da chegada da covid-19, onde os estabelecimentos hoteleiros fecharam as portas, transformando Santa Maria numa cidade fantasma.
À semelhança dos anos anteriores, os hotéis aguardam os visitantes dos quatro cantos do globo e não só, porque também nacionais, com um menu especial de Natal e Reveillon, jantar dançante e muita animação.