Infoplus apresenta Anuário do Turismo de Cabo Verde 2022 que visa projectar o turismo pós-covid-19

0
601

A Infoplus, proprietária das revistas Turimagazine e Master Menu, apresentou hoje, na Cidade da Praia, o Anuário do Turismo de Cabo Verde 2022, que visa trazer uma retrospectiva sobre o sector turístico e projectá-lo para era pós covid-19.

Em declarações à Inforpress, o director executivo da Infoplus, Carlos Morgado, explicou que o referido anuário é um documento que irá trazer um conjunto de “conselhos, opiniões, estratégias” de como planificar a retoma do turismo em Cabo Verde pós a pandemia da covid-19.

“Como sabemos, estivemos quase dois anos parados, temos que começar tudo, praticamente de novo, então o anuário traz esta perspectiva”, elucidou.

Segundo este responsável, participam do anuário vários intervenientes, dos quais, o Governo, empresas privadas, investigadores, universidades, com vista a dar orientações em que áreas Cabo Verde pode intervir para ter uma de turismo sustentável.

Conforme apontou, a primeira intervenção do anuário é do primeiro-ministro, segue-se a do ministro do Turismo, do presidente da Associação dos Munícipes de Cabo Verde e da representante do PNUD em Cabo Verde.

E conta também, prosseguiu Morgado, com a intervenção do ministro de Saúde, abordando a vacinação, em que traça uma meta de até 2022 ter 70 por cento da população vacinada, de modo a criar condições para a retoma do turismo e ser credível em relação ao mercado emissor do Turismo.

“Há também artigos da CVTelecom, do embaixador do Brasil sobre a diplomacia gastronómica”, sublinhou, destacando a importância da gastronomia, que, a seu ver, não “é sol e praia, por si só” que irá erguer o turismo, mas também a gastronomia, eventos culturais e patrimónios culturais.

Por isso, há também intervenções de investigadores que debruçam sobre a cultura do património, ambiente, promoção turística, fazendo também uma retrospectiva do turismo em Cabo Verde, bem como projectar o sector para o futuro.

O pré-lançamento do anuário será na Cimeira dos Ministros do Turismo de África, a acontecer de 2 a 4 de Setembro, na ilha do Sal, e o lançamento oficial decorrerá na Semana do Turismo, prevista a decorrer entre 18 a 24 de Outubro corrente.

A semana do Turismo acolherá também fóruns e em cada evento haverá discussão de temas aflorados no anuário, que segundo Carlos Morgado é uma forma de as pessoas intervirem e darem também a sua opinião.

Durante a Semana do Turismo terá lugar ainda o festival “Master Menu/Sal a Gosto”, como forma de promover o Grande evento que vai  decorrer na ilha do Sal, em 2022. Conforme explicou, a ideia é projectar pequenos festivais na cidade da Praia, Fogo, São Vicente e São Nicolau, a partir de agora e até Agosto de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui