IPC e ITCV reúnem-se para estabelecer um quadro de cooperação

Com vista a valorização do Património Cultural e do Destino Turístico Cabo Verde

0
98

A direção do Instituto do Património Cultural (IPC) reúne-se com a nova equipa diretiva do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) com vista a pontualizar importantes projetos em curso no quadro da implementação do POT e que concorrem para a valorização do Património Histórico nacional e a qualificação e diversificação da oferta turística e especial no segmento do turismo cultural.

Dos projetos estruturantes em curso destaca-se a Cidade velha, Património Mundial, passando pelos projetos de criação e reorganização dos museus com destaque para o Museu Norberto Tavares, o Museu de São Filipe, a valorização das manifestações culturais como a Tabanka, as festividades de São João Batista e o Carnaval, todos com o financiamento através do Fundo do Turismo, ou ainda a valorização da Gastronomia em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

A colaboração visa a integração das competências e missões de ambas as instituições, permitindo ações mais eficazes e coordenadas para fortalecer a oferta cultural e turística do país. Ficou acordado uma maior articulação entre as instituições no sentido de aumentar a visibilidade do património histórico nacional no mercado global de turismo, através das grandes feiras que o país participa anualmente ou nas feiras temáticas, com destaque para as convencionadas as atividades náuticas, tendo em conta as potencialidades do Património arqueológico nacional e as medidas em curso para a sua fruição no contexto turístico.

Outras ações acordadas incluem a criação de um catálogo de ofertas turísticas que organizará e divulgará as manifestações culturais do país, com especial foco na gastronomia, no património histórico e nas tradições locais. Ainda, por forma a melhorar a qualidade do serviço turístico, serão implementados programas de formação especializada para qualificar os profissionais do sector em particular nos conteúdos da história e cultura nacional.

Esta parceria estratégica tem como objetivo consolidar Cabo Verde como um destino turístico competitivo, alinhando as necessidades do sector com a preservação e promoção do património cultural, numa abordagem integrada que valorize as identidades locais e contribua para a sustentabilidade do turismo no país.