IV FMDEL arranca com o painel de “alto nível” sobre economias inclusivas e sustentáveis

O IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL)

0
681

arrancou hoje com um painel de “alto nível” sobre “Economias inclusivas e sustentáveis como ferramentas para transformar desigualdades e iniquidades-uma visão entre América Latina e África”.

O ministro dos Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e a sub-secretária-geral e alto representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento sem Litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Fekitamoeloa Katoa ‘Utoikamanu, estiveram entre os oradores do painel que foi conduzido pelo presidente da Plataforma das ONG, Jacinto Santos.

Para Jacinto Santos, o tema interpela a todos para a institucionalização de novos paradigmas de desenvolvimento baseado no crescimento económico inclusivo, sustentável e plural, assim como um paradigma baseado no território e nas comunidades e numa nova governança territorial assente na democracia e nos direitos humanos.

O IV FMDEL, que decorre na capital do país entre 17 e 20 de Outubro, tem como tema central “Desenvolvimento Economico Local (DEL) como meio para se alcançar a igualdade, equidade e coesão no quadro da localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)”.

A abertura do evento, que foi presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e que antecipou o painel de alto nível, contou com a presença dos membros do Governo, entre eles o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, dos deputados da nação, do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, do presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Óscar Santos, dos representantes das organizações nacionais e internacionais e de membros do governo da Bolívia, Espanha, Guiné Bissau e Marrocos.

Segundo a organização, o número de participantes para este encontro internacional de agentes promotores do desenvolvimento local ultrapassou a meta dos dois mil inscritos oriundos de dezenas de países de todos os continentes.

Na cerimónia de abertura estiveram também mais de 60 stands de empresas e instituições nacionais e estrangeiras que quiseram mostrar os trabalhos e projectos feitos no quadro do programa desenvolvimento sustentável proposto para 2030 e para dar as boas-vindas aos participantes, um grupo de “tabanka” deu início ao evento com uma pequena parada.

Durante quatro dias, mais de 190 oradores abordarão temas ligados ao desenvolvimento económico local em cerca de 50 sessões, com o objectivo e promover o diálogo, a troca de experiências e estimular parcerias, neste que é a primeira que um país da África organiza e acolhe o Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local.

O primeiro FMDEL teve lugar em 2011, em Espanha, o segundo no Brasil, em 2013 e o terceiro em 2015, na Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui