concurso que contou com a participação de 12 candidatas de diferentes ilhas de Cabo Verde que residem naquele país europeu.
Ainda na gala, realizada numa unidade hoteleira em Oeiras, Hérica Soares, que representou a Ilha do Sal, conquistou o título de 1ª Dama e Miss Simpatia, enquanto Joana Tavares, representante da ilha de Santiago, levou o título de 2ª Dama e Miss Fotogenia e Nelly dos Reis, também de Santiago, foi a mais votada para a Miss Facebook.
A vencedora, de 25 anos, leva como prémio uma viagem a Cabo Verde, kits de beleza, agenciamento, tratamentos de beleza e estadia em hotel.
O concurso, de acordo com a promotora Claudina Correia, teve como missão “o empoderamento feminino” fornecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento pessoal das participantes.
As 12 finalistas tiveram oportunidade de participar em “workshops” ligados ao empreendedorismo, igualdade de géneros, formação pessoal, etiqueta e maquilhagem.
Segundo a organização, o concurso surgiu com o intuito de aproximar as jovens da sua cultura de origem, estimular a auto-valorização, ao mesmo tempo que vai atender a questões transversais que afectam as jovens mulheres da comunidade cabo-verdiana em Portugal”.