O Ministério do Turismo e Transportes, através do instituto do Turismo de Cabo Verde, vai proceder, nesta sexta-feira, 14 de janeiro, as 15 horas, ao Lançamento de “Programa Operacional de Turismo – POT”. O evento, a ter lugar no Município de São Lourenço dos Órgãos, interior da ilha de Santiago, vai ser presidido pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.
Estruturado com um conjunto de 5 subprogramas – requalificação da oferta Turfística, Governança, Promoção do Turismo, Sustentabilidade e Requalificação RH – a pretensão do POT e constituir-se como Plano setorial do turismo e um instrumento transversal de intervenção do setor. Ou seja, o documento, que integra iniciativas que vão para além da esfera de intervenção do Ministério do Turismo e Transportes (MTT), uma vez que é executado na prática por outros setores, assenta em 2 pilares essenciais: primeiro, apresenta uma abordagem multissetorial; segundo e um instrumento pragmático, baseado em projetos ou necessidades concretas já inventariadas em vários documentos e setores.
O POT materializa o Programa do Governo para o Turismo que, com base num modelo de crescimento de turismo ancorado na sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, culturais, patrimoniais e humanos do país, como sendo a mais valia para a construção de um produto turístico resiliente, em todas as ilhas e municípios do país, buscando uma maior diversificação e desconcentração da oferta turística.