De acordo com a ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis na visita à Sal Rei (Boa Vista),na abertura da conferência sobre “Saúde, higiene e segurança no trabalho”, disse que Cabo Verde precisa de uma legislação flexível que lhe permita atrair o investimento, impulsionar o crescimento económico e promover o emprego.
Sem uma legislação flexível não será possível atrair investimentos para impulsionar o setor económico com mais dinâmica, projectando o futuro do país, colocando-o no mapa mundial do turismo.
O setor hoteleiro nos últimos anos, conheceu um crescimento assinalável atraindo “grandes somas” de investimentos em infra-estruturas turísticas, mas o país precisa de investir em especial nesse setor, mas também faz falta mais segurança no vínculo laboral para os trabalhadores, chamando a atenção par a importância das convenções colectivas no sector. E o Governo tem-se esforçado para colmatar a flexibilidade com a necessária estabilidade no trabalho.
Conseguindo isso, a ministra está ciente de que as vantagens para os operadores também serão “muitas”, pois, entende que a manutenção de uma força laboral experiente, formada, apta ao desenvolvimento profissional, carrega consigo vantagens directas na prestação de um serviço de qualidade, que ao ser apreciado e valorizado, é sempre mais procurado e sempre mais vendido.
Entretanto, reafirmou que o seu Executivo tem estado a facilitar o diálogo como forma de ajudar a construir soluções com o propósito de reforçar as garantias do trabalhador e contribuir no reforço da paz social, fundamental ao desenvolvimento saudável do mercado laboral.