O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, discursou hoje na 118ª reunião do Conselho Executivo da OMT, que decorre em Punta Cana (República Dominicana), tendo apresentado a visão do Governo no turismo.
O governante que representa Cabo Verde reuniu-se na tarde de terça-feira, 16, com o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT) com quem passou revista na cooperação existente com a organização especializada das Nações Unidas e abordou outros tópicos importantes.
De acordo com informações do Ministério do Turismo e Transporte, a conversa focalizou-se na criação do Fundo Africano do Turismo, na execução do Programa Operacional do Turismo, no projecto da Aldeia Turística de Fontainhas e, particularmente, sobre a sustentabilidade do turismo.
Isso porque, sublinha a nota de imprensa, o Governo já está a realizar projectos nesta matéria e nas potencialidades ainda por explorar, visando colocar Cabo Verde no “pelotão da frente dos campeões da sustentabilidade” no turismo.
Ainda de acordo com a mesma nota, Carlos Santos manteve no mesmo dia um encontro de trabalho com o secretário de Estado de Portugal, Nuno Fazendo, com quem passou em revista o estado da cooperação em matéria do turismo e a possibilidade de se colaborar em outras matérias, no quadro do que é a visão e estratégia do Governo para o turismo nos princípios da sustentabilidade e diversificação do produto e da oferta.
Na sua agenda de trabalho, o ministro Ministério do Turismo e Transporte reuniu-se também na terça-feira, 16, com o seu homólogo da Costa do Marfim, vice-presidente do Conselho Executivo e Presidente da Comissão Regional da OMT para África, Siandou Fofana, com quem conversou sobre os principais desafios da organização no que diz respeito ao continente africano e em particular à sub-região africana da CEDEAO.
A 118ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) decorre em Punta Cana até sexta-feira, 18, reunindo representantes de todo o mundo para discutir questões relacionadas ao turismo e seus impactos no desenvolvimento econômico, social e sustentável.