Navio de cruzeiro Corinthian faz escala no Porto Novo

0
368

O navio de cruzeiro Corinthian fez escala no porto do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, a segunda das sete escalas previstas para esta ilha até final da temporada de cruzeiros, em Maio.

Conforme constatou a Inforpress, a escala deste navio, proveniente do porto da Palmeira e que tem como destino o Porto Grande, trouxe a Santo Antão muita movimentação de turistas, marcada pela realização de “tours” dos visitantes a vários pontos de interesse turístico desta região.

HS Spitsbergen foi o primeiro navio de cruzeiro a escalar Santo Antão este ano, cuja escala aconteceu no dia 06 de Janeiro.

Desde Outubro, com o arranque da temporada de cruzeiros, Santo Antão recebeu já perto de duas dezenas de escalas, facto que deixa entusiasmados os agentes turísticos nesta ilha, designadamente os que actuam no sector dos transportes.

A Associação de Guias do Turismo de Santo Antão diz-se “animada” com a temporada de cruzeiros, defendendo a necessidade de se proporcionar aos visitantes um ambiente “acolhedor e diversificado” de produtos e serviços durante as escalas.

O posto do turismo do Porto Novo tem estado a realçar o facto de Santo Antão continuar a ser “um dos destinos muito visitado” pelos navios de cruzeiro, trazendo “uma grande dinâmica” ao turismo nesta ilha.

As autoridades municipais em Santo Antão acreditam que a ilha pode afirmar-se como destino do turismo de cruzeiros caso o Governo avance com o projecto de extensão do porto, que permitirá a atracação de navios de cruzeiro de maior porte.

A Câmara Municipal do Porto Novo diz no seu plano de investimentos para este ano que a ampliação do porto “deve garantir o reconhecimento de Santo Antão como destino do turismo de cruzeiro”.

Os estudos apresentados em 2021 dizem que o projecto de expansão do porto permitirá melhorias das condições de navegabilidade na bacia de manobras do porto, bem como de atracação de navios de cabotagem e de navios de cruzeiro com comprimento até 200 metros.

O Governo tem inscrito no orçamento de Estado para 2024 uma verba à volta de 3.6 milhões de euros (cerca de 400 mil contos) para ampliação do porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui