15 anos de Nha Terra Nha Cretcheu, 15 anos de incontáveis histórias sobre Cabo Verde. Este ano, o programa emitido pela RTP África e Internacional e produzido pela Agência Caboverdiana de Imagens, comemora uma década e meia de existência e de emissões contínuas.
É um marco único na longevidade de um programa de televisão, que constitui uma das mais importantes janelas informativas de Cabo Verde para o Mundo, o que lhe granjeou um prestígio enorme quer junto do grande público em Cabo Verde, quer junto da imensa diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo.
O Nha Terra Nha Cretcheu estreou-se em Maio de 2005, dedicando a sua primeira série, 26 episódios, aos principais destinos de Cabo Verde em cada ilha. Assim começou o primeiro périplo de viagens das equipas de reportagem do programa pelo país, procurando mostrar as melhores histórias e os locais mais atrativos.
Ao fim dessa primeira série de grande sucesso o programa continuou, com o mesmo propósito, mas alargando o seu âmbito aos grandes temas que marcam a vida nacional. Desporto, Cultura, Economia, Sociedade, sempre com um olhar criativo, pondo o foco nas pessoas e nas suas histórias, sem, porém, descurar o rigor jornalístico.
Alveno Figueiredo e Silva (2005- 2007) foi o primeiro apresentador do programa, ao qual se seguiu Abraão Vicente, até janeiro de 2011. Desde então e atualmente é Giordano Custódio que assume os comandos da apresentação do Nha Terra Nha Cretcheu.
Mas por detrás das câmaras está uma enorme equipa de jornalistas, câmaras, editores de imagem, produtores e realizador que todas as semanas levam até ao espectador as melhores histórias de Cabo Verde.
Atualmente o programa conta com o patrocínio da CV Móvel e o apoio à produção da TICV.
O Nha Terra em Números
15 anos
705 episódios
587 horas de emissão
+ de 3500 reportagens e 10.000 entrevistas.
Manter o elo entre Cabo Verde e a diáspora com um olhar solidário
Um dos mais importantes públicos do programa é a imensa diáspora cabo-verdiana, os emigrantes e seus descendentes que têm no Nha Terra Nha Cretcheu um elo à sua terra e às suas gentes. Graças a esta relação especial, o programa tem conseguido aproximar os caboverdianos no estrangeiro do seu país, motivando várias ações da diáspora, em especial em questões de solidariedade.
“Sempre que mostramos uma história sobre famílias ou comunidades carenciadas, sobre instituições que necessitam de apoio ou outras causas solidárias a diáspora responde”, afirma Maurício de Carvalho, diretor geral da ACI. “Graças ao Nha Terra, já promovemos a reabilitação de habitações, entregas várias de doações significativas, de bens alimentares e até tratamentos médicos e hospitalares no estrangeiro”, acrescenta.
Rota da Morabeza
15 anos de Nha Terra Nha Cretcheu obrigam o programa a estar em constante renovação e a reinventar-se, com novas rubricas, temáticas e abordagens. Recentemente foi inaugurada a rubrica Rota da Morabeza onde semanalmente se dá destaque a um destino em Cabo Verde e se promovem roteiros de visita a esse destino.
“Uma das maiores riquezas do país é a sua diversidade de paisagens, de realidades, de roteiros e experiências, então, porque não mostrá-las no programa”, explica Soraia Deus, coordenadora de conteúdos.
“O grande objetivo da Rota da Morabeza é promover este país tão rico, de mar, montanha, gastronomia, campo, cidade e levar mais pessoas a conhecê-lo em todas as suas vertentes”, diz Soraia Deus. A Rota da Morabeza já destacou mais de 20 destinos em todas as ilhas de Cabo Verde e vai continuar.
Nha Terra Nha Cretcheu o futuro
O futuro do Nha Terra Nha Cretcheu é continuar a acompanhar Cabo Verde, em todas as suas vertentes e a ser essa montra do país no mundo. O programa tem, ao longo dos anos registado as grandes transformações que têm sido vividas no país, tem estado nos grandes momentos, acompanhado os maiores desafios, como este que agora vivemos com a pandemia. Por isso, como diz Maurício de Carvalho “o futuro do Nha Terra Nha Cretcheu constrói-se lado a lado com o próprio futuro do país”.
Entretanto, para celebrar 15 anos estão a ser preparadas várias iniciativas embora algumas ainda dependam da evolução da pandemia, como a continuidade da série Nha Terra Nha Cretcheu Especial Diáspora que já levou o programa a França e à Holanda e que se quer estender a outras comunidades cabo-verdianas. Certo é também a edição de um livro de crónicas com algumas das melhores histórias que o programa tem registado e uma nova rubrica online “Memórias” que trás de volta reportagens que fazem parte da história do programa.
A celebrar 15 anos o Nha Terra Nha Cretcheu congratula-se também com a parceria recentemente celebrada com a CV Móvel enquanto patrocinador oficial.