O Grupo de Trabalho do Turismo e a Reunião Ministerial do Turismo do G20

0
102

Uma Terra, uma família, um futuro!

Um roteiro para as pessoas e o planeta!

Como parceiro de conhecimento da Presidência Indiana do G20, o Turismo da ONU apresentou o Roteiro de Goa para o Turismo como um meio para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na reunião dos Ministros do Turismo das principais economias do mundo.

A meio caminho entre o lançamento da Agenda 2030 em 2015 e o prazo para alcançá-la, o Turismo da ONU instou os Ministros do Turismo do G20 a liderar a contribuição do sector para acelerar o progresso no sentido de alcançar os 17 ODS. O Roteiro, desenvolvido com o Grupo de Trabalho do Turismo, baseia-se nas cinco áreas prioritárias da Presidência Indiana do G20:

Turismo Verde:  Reconhecendo a necessidade premente de cumprir as metas relativas à acção climática e à protecção ambiental, nomeadamente por meio de uma maior cooperação internacional, o Roteiro de Goa incorpora acções recomendadas e boas práticas  das economias do G20 e dos países convidados. Estes centram-se em questões como financiamento, infraestruturas sustentáveis ​​e gestão de recursos, integrando abordagens circulares na cadeia de valor do turismo e envolvendo os visitantes como principais partes interessadas na sustentabilidade.

Digitalização:  O Roteiro especifica claramente os diversos benefícios do apoio às empresas e aos destinos através da adopção da digitalização, tais como o aumento da produtividade, uma melhor gestão da infraestrutura e a prestação de uma experiência mais segura e eficiente aos visitantes.

Competências:  Refletindo uma das principais prioridades do Turismo da ONU para o sector, o Roteiro enfatiza a necessidade de proporcionar aos trabalhadores do turismo, especialmente aos jovens e às mulheres, as competências necessárias aos empregadores, para garantir empregos preparados para o futuro no turismo e tornar o sector mais atraente.

Plano de carreira.

MPMEs do turismo:  Dado que as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) representam 80% de todas as empresas turísticas em todo o mundo, o Roteiro destaca a importância das políticas públicas e das parcerias público-privadas para enfrentar os principais desafios, incluindo financiamento, ‘marketing’, lacunas de competências e acesso ao mercado para apoiar as MPME na realização de transições digitais e sustentáveis.

Gestão de destinos:  O Roteiro apresenta um conjunto de ações recomendadas para adotar uma abordagem abrangente à gestão de destinos que fortaleça as parcerias comunitárias público-privadas e melhore a abordagem que abrange todas as entidades governamentais. Também fornece outros exemplos de programas inovadores para países do G20 e países convidados.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirma: “À medida que o turismo recupera para níveis pré-pandémicos, devemos garantir que a recuperação seja sustentável, inclusiva e resiliente. O Roteiro de Goa para o Turismo como meio de alcançar os ODS oferece às economias do G20 uma proposta de ação plano para mostrar o caminho para um futuro melhor para todos.”

Shri G. Kishan Reddy, Ministro do Turismo, Cultura e Desenvolvimento, Região Nordeste, Governo da Índia, acrescentou: “O turismo pode ser fundamental para enfrentar muitos dos desafios enfrentados pelas nossas sociedades, enquanto se transforma para fazer face ao seu impacto socioeconómico. “Unir esforços em torno de um roteiro comum para a recuperação e a sustentabilidade a longo prazo irá desbloquear o seu imenso potencial para alcançar os ODS.”

O “Painel” sobre turismo e os ODS do G20 

O Turismo da ONU e a Presidência Indiana do G20 uniram forças para criar uma ferramenta para promover a contribuição das políticas e iniciativas de turismo para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Antes da Cimeira dos Líderes do G20 (9 a 10 de Setembro), o Turismo da ONU colaborou com a Presidência através do Ministério do Turismo da Índia no Painel do G20 sobre Turismo e os ODS. Esta ferramenta ajudará a promover a contribuição do sector para acelerar o progresso no sentido de alcançar os 17 ODS.

O Painel apresenta os pilares do Roteiro de Goa para o Turismo como meio de alcançar os ODS em torno de cinco áreas prioritárias definidas para o Grupo de Trabalho para o Turismo, nomeadamente: 1. Turismo Verde; 2. Digitalização; 3. Competências; 4. MPMEs do turismo e 5. Gestão de destinos.

O Painel Turismo-G20 da ONU inclui mais de 20 estudos de caso nestas cinco áreas e será atualizado regularmente nos próximos anos, fornecendo uma referência única para políticas e iniciativas de turismo na sua contribuição para os ODS.

O Painel de Turismo e ODS do G20 está incluído na Plataforma de Turismo ODS liderada pelo Turismo da ONU.

Turismo da ONU, turismo e o G20

As economias do G20 representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e aproximadamente dois terços da população mundial.

Em 2022, o G20 acolheu 74% de todos os turistas internacionais e foi responsável por 73% das exportações de turismo mundialmente. Em 2019, antes da pandemia da COVID-19, o PIB direto do turismo representava 3,7% das economias do G20.

Roteiro de Goa para o Turismo como meio de alcançar os ODS oferece às economias do G20 uma proposta de plano de ação para mostrar o caminho para um futuro melhor para todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui