O grupo Thomas Cook entra em liquidação

0
574

Más noticias para a Thomas Cook e para Cabo Verde que limita as negociações praticamente à TUI. Nomeadamente porque a Jet 2 não está ainda no mercado de Cabo Verde.

Claro que com esta falência quem ganhará à partida serão os alemães e nórdicos pois são os que querem comprar o braço de aviação da Thomas Cook que dá dinheiro, assim como o mercado nórdico.

Com o Brexit à porta a Thomas Cook não aguenta pois seu mercado natural é o inglês, mais as desvalorizações da Libra, ninguém quer pôr mais dinheiro.

Reforça-se assim necessidade de se ter uma política muito séria de transporte aéreo do Destino Cabo Verde, o que ainda não existe.

O grupo de turismo Thomas Cook entrou em processo de liquidação compulsória após a abertura do mercado em 23 de setembro, além de solicitar a suspensão da negociação de suas ações no principal mercado da Bolsa de Londres. Dessa forma, o Serviço de Insolvência do Governo Britânico anunciou o cancelamento de todas as reservas feitas por Thomas Cook, tanto para voos quanto para férias, bem como o fechamento de todas as agências físicas do grupo.

A Administração Britânica de Aviação Civil (CAA) lançou um plano para repatriar turistas afectados por essa circunstância. Além disso, Simon Appell, Alastair Beveridge, Dan Imison e Ben Browne da AlixPartners, e Blair Nimmo, Jim Tucker, David Pike, Mike Pink e Ben Leith da KPMG foram nomeados assistentes do administrador judicial. O grupo enfrentou essa situação quando as negociações realizadas pelo Grupo de Turismo Fosun, principal accionista da Thomas Cook, com os principais credores para executar um plano de recapitalização e reorganização não foram concluídas positivamente. Um dos principais obstáculos poderia ter sido a necessidade de um empréstimo de 200 milhões de libras esterlinas, além da Injecção de 900 M.GBP que já havia sido anunciada antes do verão passado . Este plano também incluiu a divisão do negócio de operadores turísticos da atividade aérea.

O processo de liquidação será de grande importância no mercado hoteleiro espanhol, uma vez que o grupo britânico é um dos principais emissores de turistas para destinos de férias nacionais. Da mesma forma, a divisão de hotéis Thomas Cook possui um portefólio de 25 hotéis na Espanha e mais de 5.300 unidades habitacionais operadas diretamente sob suas marcas, incluindo a ‘Casa Cook Ibiza’, inaugurada em julho passado.

Além disso, o grupo participa com o investidor suíço LMEY na joint venture Thomas Cook Hotel Investments , proprietária de cinco ativos hoteleiros na Espanha, incluindo o recém-adquirido ‘Sunwing Arguineguín’. Juntamente com esses estabelecimentos, a maior parte da oferta de hotéis com operação directa do grupo em nosso país é composta por oito estabelecimentos nas Ilhas Baleares (1.362 quartos), arrendados à Global Hotels e que, nos últimos anos, foram reposicionados para incorporar o novo equipamento hoteleiro dos britânicos. De fato, o relacionamento entre os dois foi muito maior até 2015, pois o contrato operacional de aluguer se estendeu a 24 complexos hoteleiros globais.

Além dos hotéis operados diretamente, a Thomas Cook comercializou através de suas redes numerosos estabelecimentos espanhóis, principalmente nas Ilhas Baleares e Canárias, independentes ou pertencentes a cadeias. Alguns deles foram integrados para esse fim sob a marca ‘Sentido’, de Thomas Cook, embora sua operação estivesse fora da administração do grupo britânico.

Nas últimas horas, o grupo Meliá Hotels International divulgou uma declaração sobre a situação, a fim de “tranquilizar os clientes que já estão hospedados e reservaram suas estadias connosco através do referido Grupo, garantindo que suas estadias possam ser encerradas sob as condições contratadas. Da mesma forma, queremos garantir aos operadores que reservaram voos do Grupo Thomas Cook e reservados em nossos hotéis, não serão cobrados os valores gerados, nem o retorno dos valores pré-pagos “.

Em seu último relatório anual, encerrado em 30 de setembro de 2018, Thomas Cook facturou 9.584 M.GBP , com um resultado líquido de -163 M.GBP e uma dívida líquida de 389 M.GBP , tendo servido 21,95 M de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui