As classificações mudaram durante o fim-de-semana com a 11th Hour Racing Team a saltar para a liderança…
A 11th Hour Racing Team, de bandeira americana, assumiu a liderança na etapa 2 da The Ocean Race durante o fim-de-semana.
O Skipper Charlie Enright e a sua tripulação mantiveram a calma durante uma decisão antecipada de tomar uma rota para oeste na descida pelo Atlântico e a escolha pagou dividendos no sábado à tarde e durante a noite no domingo.
Amory Ross reporta da 11th Hour Racing Team: “Daqui é um pouco um percurso em ziguezague tentando gybe nos turnos e continuar a usar as características ventosas que rolam de oeste para leste através do Atlântico Sul para descer, e para leste, rapidamente. Continuaremos a fazer zigue-zague até estarmos suficientemente a sul para podermos contornar a fronteira sul da ilha de Santa Helena. Nesse ponto é apenas para leste, e eventualmente voltaremos para norte, para a Cidade do Cabo. Estamos a subir numa parte relativamente rápida do percurso, por isso o pedal está em baixo e se os ventos cooperarem deverá haver algumas boas corridas de 24 horas no nosso futuro”.
A equipa acorda na segunda-feira de manhã no topo do ranking como o barco mais próximo da Cidade do Cabo, basta fazer uma vante na Team Holcim-PRB e Team Malizia, que foi o outro grande vencedor durante o fim-de-semana.
O Skipper Will Harris e a sua equipa também subscreveram a teoria “o oeste é o melhor” e passaram de um quinto lugar no ranking, mais de 220 milhas atrás do líder, para voltar a estar de novo no meio das coisas com o apertado grupo da 11th Hour Racing Team, Holcim-PRB e Biotherm.
“É tão fixe… Estávamos 200 milhas atrás e agora acabámos de gybed e cruzámos à frente (da Biotherm)”, disse Rosalin Kuiper, da Team Malizia a bordo. “É mágico”. Estamos tão felizes por vê-lo assim”!
Deslizando pela mesa nas últimas 48 horas, GUYOT environment – Team Europe sem dúvida perdeu alguns quilómetros devido a um spinnaker soprado, mas mais significativo, encontrou-se em ventos fracos, posicionado demasiado a leste. Agora estão a seguir o bando dos quatro, tentando manter-se em contacto, mas ainda mais perto dos ventos fracos do Alto de Santa Helena e lutando para igualar as velocidades com o resto da frota.
Mas embora a 11th Hour Racing Team e a Team Malizia tenham sido as grandes vencedoras este fim-de-semana, ainda resta quase uma semana de corridas na etapa 2 e com os barcos ainda agrupados de forma tão estreita, ainda há muito para jogar, tudo pode acontecer.
A meta para a Cidade do Cabo é no domingo, 12 de Fevereiro.
Siga as últimas posições no Race Tracker
Confira a cobertura no Eurosport
Leg Two Rankings às 0800 UTC – 6 de Fevereiro de 2023
- 11th Hour Racing Team, distância a terminar, 2027,6 milhas
- Equipa Holcim-PRB, distância até ao chumbo, 18,4 milhas
- Equipa Malizia, distância para a liderança, 28,8 milhas
- Biotherm, distância até ao chumbo, 70,1 milhas
- Ambiente GUYOT – Team Europe, distância para liderar, 272,6 milhas