Os barcos líderes estão a alargar a sua distância na inércia, embora a Malizia esteja a ganhar milhas.
O Biotherm de Paul Meilhat foi o primeiro barco a sofrer os efeitos do desânimo ontem à noite, quando a sua tripulação viu a sua velocidade baixar de 14 para 4 nós logo após a meia-noite.
Não demorou muito até que a Team Holcim-PRB, 11th Hour Racing Team e depois o ambiente GUYOT – Team Europe se encontrasse em situações semelhantes.
De facto, às 17:00 de hoje, o único barco a fazer progressos decentes em direcção à Cidade do Cabo é a Team Malizia, que está a fazer cerca de 10 nós. A distância entre eles e o líder foi reduzida para metade, de mais de 230 milhas náuticas às 19:00 de ontem à noite para pouco menos de 100 milhas este domingo à hora de almoço.
Isto poderia continuar durante algum tempo, uma vez que o capitão da Malizia Will Harris, ainda posicionado mais a oeste, tem o potencial para uma travessia mais fácil, enquanto o capitão da GUYOT Robert Stanjek e a sua equipa, a quase 200 milhas a leste, poderiam ter um par de dias difíceis, se se quiser acreditar na previsão.
No meio da banda este-oeste e mais a sul estão a Biotherm, a Team Holcim-PRB e a 11th Hour Racing Team, todas elas esperando que a próxima nuvem ou célula de tempestade lhes dê o impulso para se dirigirem para o outro lado.
“O último dia foi todo sobre aquela boa e velha questão entre estratégia e táctica”, disse Kevin Escoffier ontem à tarde, ao ponderar o risco de um último gybe se deslocar mais para oeste e o risco de ficar perto da Biotherm e da 11th Hour Racing Team. “Estrategicamente penso que devíamos ir mais para oeste, mas tacticamente estamos numa boa posição com estes outros barcos”.
“Olhando para a frota, penso que estamos numa posição bastante boa”, disse Jack Bouttell na 11th Hour Racing Team. “Somos o mais afastado a oeste dos três principais barcos. Estamos contentes com isso, mas vai ser um pouco um reinício depois do Doldrums de qualquer maneira. Só precisamos de nos manter em contacto e gerir bem”.
Por mais mentalmente desafiantes que sejam, são também fisicamente desafiantes. Com as várias mudanças de vento, tempestades e a estratégia de saltar das nuvens para perseguir as brisas leves das nuvens, as tripulações podem esperar muitas mudanças de vela e manobras entre agora e o regresso dos ventos alísios.
Etapa 2ª sessão de classificação às 17:00 – 29 de Janeiro de 2023
- Biotherm, distância até ao final, 3979 milhas
- Equipa Holcim-PRB, distância até ao líder, 15,7 milhas
- 11th Hour Racing Team, distância ao líder, 24,1 milhas
- Ambiente GUYOT – Team Europe, distância até ao líder, 35,4 milhas
- Equipa Malizia, distância até ao líder, 86,8 milhas