Todo o cabo-verdiano nascido em Cabo Verde conhece o prato típico do arquipélago, o Xérem. Mas qual é a origem do Xérem?
Segundo escritos o Xérem é um prato típico de Portugal levado pelos colonos portugueses para o Brasil e Cabo Verde, nos tempos remotos da colonização portuguesa. Hoje, nesses três países que falam o português, o Xérem é um prato típico que consiste numa papa feita à base da farinha do milho que pode ser acompanhado por iguarias diferentes e característicos de cada um desses países onde é preparado. No Brasil, por exemplo, é tradicional comer Xérem na região Nordeste onde é conhecido como arroz pobre. E em Minas gerais é conhecido por canjiquinha e a maneira mais tradicional de acompanhar o Xérem nesta região, é com costelas de porco.
Em Cabo Verde, o Xérem é também um prato tradicional e o seu preparo é quase igual com a do Brasil. Aqui, é cozida com água, louro, manteiga e sal, acompanhado com atum fresco, leite de coco, cebola e malagueta (picante). Em algumas ilhas de Cabo Verde o seu consumo é mais acentuado, caso da Ilha da Brava que tem uma festa dedicada ao Xérem, celebrada no mês de Junho.
Já em Portugal o Xérem é considerado um prato típico do Algarve, mais concretamente em Olhão. Nesta região é o costume preparar o Xérem com amêijoas, toucinho, presunto, chouriço, torresmos ou sardinhas assadas.
Hoje, vamos oferecer uma nova forma de fazer Xérem, com camarão:
Xérem de Camarão
- 2 ou 3 camarões por pessoa
- Caldo da cozedura dos camarões
- Farinha de milho grossa e fina – misturadas
- 6 Dentes de alho picados
- Piripiri
- Azeite a cobrir o fundo
Descascar os camarões. Colocar as cascas e as cabeças em água a ferver. Triturar tudo com uma varinha. Passar por um passador e reservar.
Num tacho aloirar os alhos no azeite com o piripiri, deitar a farinha para ensopar bem o azeite e ir deitando o caldo dos camarões na farinha, mexendo sempre. Deixar cozer bem a farinha, acrescentando mais água até estar na consistência desejada. Antes de apagar o lume, deitar os camarões para levarem uma fervura.
Colocar num recipiente giro. Fica lindo e é muito saboroso!