A Ilha mais ocidental do arquipélago de Cabo Verde, com 779 Km2 e a segunda maior ilha do país e também com maior pluviosidade. A sua formação foi marcada por períodos de atividade vulcânica intensa interrompidos por fases em que a erosão foi marcante, originado como efeito destes fenómenos, as ribeiras. É conhecida também pela ilha das montanhas por ser a mais montanhosa do arquipélago com paisagens únicas que atraem os caminhantes de todo o mundo.
O maior fascínio de Santo Antão são as suas montanhas e falésias que caem sobre o mar, mas a sua cordilheira que se estende de Nordeste para o Sudoeste, que culmina em Topo de Coroa, com uma altitude de 1979 metros com um clima fresco e húmido, com planaltos cobertos de árvores como o eucalipto, o ciprestes, pinheiros e as acácias, quase inexistentes no resto do arquipélago, também fascinam qualquer um que visita esta ilha.
As principais cidades de Santo Antão são a Vila da Ribeira Grande, Porto Novo, porta de entrada de pessoas e mercadorias vindas da vizinha ilha de S. Vicente e Ponta do Sol, onde se localiza o aeródromo da ilha que se encontra atualmente desactivado. Santo Antão é conhecido pelo seu famoso Grogue, tipo de aguardente e o queijo. A sua maior riqueza é a agricultura, mas o turismo está cada vez mais a marcar a sua presença na economia da Ilha, tornando cada vez mais uma indústria com importância crescente, devido a paisagem íngreme, contrastando com áreas verdes com regiões absolutamente secas e uma rede de trilhos de acesso às povoações e aos campos de cultivo espalhados por diferentes vales são atrações fortes para os turistas amantes de longas caminhadas, ou seja o Turismo de aventura e o ecoturismo.
Atualmente, podemos encontrar no interior dos vales pequenas organizações empresariais com o objetivo de exploração turística, com o Governo a apostar em financiamentos para favorecer a economia local e o desenvolvimento do turismo. Tem sido construído uma rede viária que liga Porto Novo/Janela em asfalto que permite acesso aos municípios de Paul e da Ribeira Grande, incluindo os dois primeiros túneis de Cabo Verde. Do Porto Novo também temos acesso, as outras localidades que conduzem as povoações vertentes do norte da Ilha.
Para além de tudo isto, não poderíamos deixar de destacar o novo produto turístico que está a nascer em Santo Antão, que necessitam de investimento para se tornar apetecível aos operadores
turísticos, estamos a falar da localidade de Tarrafal de Monte Trigo, um recanto luxuoso desta ilha.
Se vier a Santo Antão, visite Tarrafal de Monte Trigo no extremo sudoeste da Ilha, onde terá as boas vindas no alto do Monte de Selada, uma bela e estonteante vista panorâmica desta localidade onde se vislumbram a magnífica Praia Grande, uma extensão de centenas de metros de areia negra. Este lugar convida a um banho refrescante e um passeio pela verdejante paisagem luxuriante e acolhedora, onde podemos encontrar a agricultura de regadio com uma variedade de produtos como a manga, banana, papaia, fruta-pão, cana-de-açúcar, inhame, mandioca entre outros produtos hortícolas e frutas. Santo Antão tem muito para descobrir e visitar, passando pelas quedas de águas e pelas suas ribeiras.
As maravilhas de Santo Antão são o Top de Coroa, Cratera Vulcânica de Lagoas/Espanadá Ribeira Grande, Grutas de Esmarcelas – Porto Novo, Orla Marítima de Cruzinha- Ribeira Grande, Praia do Tarrafal de Monte Trigo – Porto Novo, Paleodunas ou dunas consolidadas de Cruzinha – Ribeira Grande e Planalto Norte da Cova. Santo Antão tem muito para descobrir e visitar, venha investir nesta ilha e aposte nas suas potencialidades.