O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, explicou que o evento, que já está a ser preparado, trará a Santo Antão especialistas dos Açores, Madeira e das Canárias para se debruçarem sobre o turismo ecológico nas regiões periféricas e Cabo Verde.
Santo Antão aposta no turismo de natureza como foco do seu desenvolvimento, estando em vias de concretização nesta ilha de projectos na ordem dos 110 mil contos, visando o incremento desse segmento do turismo, também de grande potencial nas ilhas do Fogo e São Nicolau.
De entre os projectos, se destacam Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo), financiado pela União Europeia em 55 mil contos, e Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão, financiado, numa primeira fase, pelo Governo de Cabo Verde, em 54 mil contos.
“Teremos a presença de grandes especialistas internacionais para debaterem o turismo ecológico”, sublinhou Aníbal Fonseca, informando que o seminário será ainda oportunidade de promoção do Porto Novo e Santo Antão como destino turístico.
O seminário internacional do turismo ecológico faz parte de uma série de 17 fóruns sobre o ecoturismo, previstos para os próximos dois anos nas regiões periféricas da União Europeia e Cabo Verde.
Canárias e Açores já receberam esse fórum, sendo Cabo Verde o próximo país a acolher esse evento.