O ministro do Turismo, Carlos Santos, qualificou a aldeia do Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, como sendo “uma das pérolas” de Cabo Verde no que à atracção turística diz respeito.
Carlos Santos, que falava na apresentação dos resultados do projecto de valorização turística e ambiental das aldeias do Monte Trigo e Tarrafal, explicou que as intervenções feitas até agora, num montante de 22 mil contos, visa precisamente qualificar essas localidades com grande potencial turístico.
Este projecto, financiado pelo Governo, tem o propósito de “preparar as duas localidades para receber bem os turistas”, explicou o governante, para quem estas aldeias já possuem, por si só, condições especiais para acolher visitantes.
Segundo o ministro, a valorização turística e ambiental do Tarrafal e Monte Trigo enquadra-se num programa integrado de desenvolvimento destas duas zonas piscatórias, à volta de 340 mil contos.
As habitações estão também a ser melhoradas nestas aldeias rurais no âmbito deste programa, que prevê ainda a criação de um posto de informação turísticas na zona do Tarrafal.
O programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais visa a diversificação da oferta turística, a melhoria do saneamento básico e o aumento do rendimento e da qualidade de vida da população no meio rural.