Os operadores turísticos no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, pediram a construção do ramal de estrada Ponta de Atum-Praia, acreditando que este projecto vai contribuir para o incremento do turismo nessa localidade.
O porta-voz dos operadores turísticos, João Crisóstomo, disse à Inforpress que este projecto terá “grande impacto” no incremento do turismo nessa zona, que deseja afirmar-se como um dos principais destinos turísticos da ilha de Santo Antão.
A construção dessa estrada e requalificação da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo são “as maiores aspirações” desta classe, que está a investir para tornar essa aldeia “um dos principais destinos” de Santo Antão, avançou a mesma fonte.
João Crisóstomo defendeu ainda a construção dos miradouros turísticos prometidos pela Câmara Municipal do Porto Novo e a requalificação das trilhas para “trazer mais turistas a Tarrafal de Monte Trigo”.
O Governo lançou, em finais de Novembro, o concurso para a contratação de empresas para a execução das obras de requalificação da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo, conforme o edital a que a Inforpress teve acesso.
A requalificação da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo faz parte de um pacote de investimentos previstos, em 2024, para essa aldeia turística, piscatória e agrícola, a rondar os 250 mil contos, montante financiado pelo Banco Mundial.
O pacote, segundo o plano de investimentos para o município do Porto Novo em 2024, inclui a requalificação da orla marítima, a construção do troço da estrada Ponta de Atum-Praia e a construção do molhe acostável (quebra-mar).
Tarrafal de Monte Trigo está a ser alvo do projecto de valorização das aldeias rurais, com intervenções a nível de requalificação urbana e das habitações, bem assim a formação dos operadores turísticos.
O projecto, financiado pelo Governo, em mais de 60 mil contos, prevê ainda a instalação de um posto de turismo nessa zona.