O PNQ foi criado no âmbito das atividades de promoção da qualidade em benefício das organizações e encontra-se enquadrado com a organização dos Prémios da Qualidade da região CEDEAO, pelo que permitirá selecionar a organização que representará Cabo Verde no Prémio da Qualidade da referida região, premiando as melhores organizações da região pelo esforço desenvolvido a nível nacional no domínio da qualidade. Por outro lado, o PNQ visa desenvolver uma cultura da qualidade em benefício do setor privado, de modo a mitigar o défice da qualidade dos produtos e serviços que constitui um dos maiores obstáculos à participação dos Estados membros da região da África Ocidental no comércio mundial.
No passado dia 17 do mês de Abril, realizou-se a 1ª Reunião do Júri do Prémio Nacional de Qualidade (PNQ).Para além da entrada em efectividade do júri, a reunião teve como objetivo a validação pelo Júri de 20 participantes no primeiro curso de formação de auditores das empresas concorrentes da PNQ, as quais concorreram 40 candidatos e foram seleccionados 5, que serão auditores para o referido Prémio.
Para a formação em causa, foram convidadas empresas e instituições certificadas para apresentarem candidaturas à formação e foram obtidas 9 respostas. Assim foram seleccionados 7 auditores que irão participar com os 5 atrás referidos na formação.
A formação irá decorrer nos dias 20 e 21 nas instalações do instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), com a participação do Júri.