Projecto Central de Compras de Santa Cruz vai criar um maior crescimento e coesão social

0
443

O Projecto Central de Compras, Parque Industrial e Pavilhão Feira da Banana a construir em Santa Cruz na Ilha de Santiago vai permitir o aumento de consumo alimentar impactado pela urbanização e o turismo. De acordo com a Teaser CC Santa Cruz produzido pelo RPAction – Consulttancy, Management and Trade, nos próximos 10 anos, o consumo de alimentos aumentará cerca de 27% nas áreas urbanas (35% nas megacidades e também com efeito do turismo)  vs. 19% nas áreas rurais. E Mais de 80% do crescimento económico global será alimentado pelas áreas urbanas e em comparação com o ano de 2015, existem 10 novas megacidades em 2020. Espera-se que 10 novas megacidades se desenvolvam ao longo dos próximos 10 anos. Os estudos da equipa Mckinsey aponta que a China e África estão a impulsionar o crescimento Urbano. 961 cidades na China e na África Subsariana serão responsáveis por  quase metade do crescimento da população urbana nos próximos 10 anos. E actualmente as cidades de média dimensão dos mercados emergentes são responsáveis por 20% do crescimento económico, mas poderão vir a ser responsáveis por 40% do crescimento em 2030.

Em África, os mercados grossistas desempenham um papel importante, pois existe uma maior necessidade de logística eficiente, infraestruturas de qualidade, apoio aos agricultores e apoio nos canais de venda (com destaque para o canal Horeca).

As Centrais de Compras, Mercados Abastecedores, Pavilhões Industriais e produtos temáticos, em articulação com o turismo, contribuem para melhorar a  infraestrutura, criando valor através da conexão de áreas rurais e agricultores a amplas oportunidades de comércio e venda.

As potencialidades e mais-valias associadas à instalação da Central de Compras e dos projetos a ela associados prendem-se com um conjunto de objetivos gerais decorrentes deste projeto, visando dotar Cabo Verde de uma estrutura e equipamento valorizadora do território e essencial a um maior crescimento e coesão social, económica, ambiental e cultural, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do país e da Ilha de Santiago em particular, numa primeira fase, e, posteriormente, de outras regiões, e promover o desenvolvimento rural através de um apoio concreto ao escoamento e valorização da produção agrícola e agoalimentar, contribuindo para o incremento da oferta de produtos locais.

Estas são algumas das potencialidades e mais valias que a Central de Compras de Santa tem para atender ao aumento do consumo e do turismo.

No Anuário do Turismo de Cabo Verde vamos publicar um artigo sobre as potencialidades e mais valias da Central de Compras para Cabo Verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui