Ribeira das Pratas é uma aldeia a noroeste da ilha de Santiago, no Município do Tarrafal, de rico património natural e com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Nesta edição, destacamos dois pontos de interesse turístico: a praia da Ribeira das Pratas e as piscinas naturais de Cuba.
A bela praia da Ribeira das Pratas, para além de encantar os nossos olhos, constitui um importante ponto de desova das tartarugas marinhas na ilha de Santiago. No entanto, até há pouco tempo, a caça ilegal representava uma grande ameaça à sua sobrevivência. A Associação Lantuna, em parceria com a Associação dos Amigos da Ribeira das Pratas, iniciou em agosto de 2020, um projeto de conservação das tartarugas marinhas no Município de Tarrafal de Santiago. A temporada de 2020 contou com o apoio dos voluntários locais e estudantes da UNI-CV. É de realçar o forte engajamento da comunidade Ribeira das Pratas na conservação das tartarugas marinhas e nas atividades do projeto. A Lantuna está engajada para evitar o declínio desses animais enigmáticos e pretende trabalhar para a recuperação da população e seus habitats em Cabo Verde.
Os residentes denominam estas piscinas naturais por Espírito Santo, mas na ilha de Santiago são mais conhecidas por Cuba. Sem dúvida que a paisagem deslumbra os nossos olhos e estas piscinas naturais podem proporcionar bons momentos de lazer. As piscinas de Cuba eram praticamente desconhecidas até há pouco tempo e ultimamente têm atraído vários visitantes.