S. Vicente vai receber cerca de 75 mil turistas ano do turismo de cruzeiro

0
2238

Com a construção do novo terminal de cruzeiro na Ilha de S. Vicente, estima-se que a cidade do Mindelo vai receber por ano cerca de 75 mil turistas desta vertente do turismo. A conclusão da obra está prevista para daqui há dois anos, segundo Rogério Soulé, engenheiro e diretor técnico da ENAPOR, que apresentou o projeto do terminal de cruzeiros da ilha de São Vicente, durante a assinatura de um donativo de 10 milhões de euros do Fundo Holandês ORIO para a construção da infraestrutura.

Atualmente a Ilha de S. Vicente recebe por ano cerca de 48 mil turistas de cruzeiro e a Enapor estima que até 2025, cinco anos depois da sua construção, a ilha poderá atingir 200 mil turistas de cruzeiro por ano. Este terminal terá 400 metros de cumprimento e 13 de largura, entre outros serviços, como o cais de iates de luxo, gare de acolhimento de turistas e estacionamento de táxis e autocarros. A obra vai mexer também com toda estrutura da ora marítima do Porto Grande do Mindelo, requalificada, com o objetivo de atrair mais turistas e negócios em S. Vicente e na vizinha Santo Antão.

A infraestrutura está orçada em 29 milhões de euros, será financiado pelos fundos OFID, da OPEC, e ORIO, da Holanda, e pelo Governo cabo-verdiano, que vai ainda disponibilizar mais cerca de três milhões de euros. Já foi assinada o donativo de 10 milhões do Fundo ORIO, entre o Ministro das Finanças Olavo Correia e pelo embaixador de Holanda em Cabo Verde, Theo Peters.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui