A Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), que integra o consórcio responsável pelo mapeamento e sinalização dos caminhos em Santo Antão, está “satisfeita” com o andamento do projecto, “já numa fase adiantada” de execução.
Esta associação, que está em Santo Antão há duas décadas, destaca também o papel da associação dos guias de turismo desta ilha na implementação deste projecto, que contempla 80 percursos distribuídos pelos três municípios santantonenses.
O presidente da Associação para a Defesa do Património de Mértola, Jorge Revez, faz “balanço positivo” dos trabalhos “graças ao envolvimento” das câmaras municipais de Santo Antão e da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão.
O projecto do Governo, financiado pelo Banco Mundial, está a ser implementado por um consórcio do qual fazem parte esta associação portuguesa e as empresas PATH – Portugal Active Tourism in Holidays e Letras Encantadas Estudos e Projeto.
Mais de 80 percursos distribuídos pelos três municípios de Santo Antão vão ser mapeados e sinalizados até Maio, altura em que esses caminhos passam a ser divulgados através de um conjunto de comunidades virtuais especializadas sobre trekking e trail running.