Santo Antão: Ilha continua a registar “boa actividade turística” apesar da época baixa

0
395

Santo Antão continua a registar uma “boa actividade turística” apesar da época baixa e das dificuldades de ligação entre as ilhas, disse hoje à Inforpress o presidente da Associação de Guias do Turismo de Santo Antão (AGTSA).

Odair Gomes explicou que apesar da época baixa do turismo e dos problemas relacionados com cancelamentos de voos, Santo Antão continua a receber visitantes graças à “diversidade” do seu produto turístico.

A ilha, continuou, apresenta o trekking [caminhadas em trilhas] como o principal produto turístico, mas surgem, nesta altura, outros atractivos que estão a fazer com que esta ilha ganhe “uma outra dimensão” a nível do turismo, avançou Odair Gomes.

A mesma fonte realçou ainda a “forte aposta” do Governo, dos operadores, dos guias e dos próprios visitantes na promoção desta região como destino turístico.

“Santo Antão está a transformar-se pela positiva a nível do turismo, apesar dos constrangimentos. O próprio produto atrai os visitantes, mas também a forte aposta no marketing da ilha está a permitir a continuidade da actividade turística nesta região”, notou o líder dos guias de turismo.

“São os próprios visitantes que têm estado a promover Santo Antão e a diversidade do seu produto turístico e isso tem permitido que esta ilha esteja a ganhar uma dimensão internacional”, sublinhou este responsável, que acredita que o turismo nesta região “tem tudo para dar certo”, apesar dos problemas de transportes que marca a época alta.

Santo Antão está a tornar-se em “um dos destinos mais procurados” pelos amantes dos trilhos e mergulho, conforme a conclusão do posto do turismo do Porto Novo, que tem estado a realizar uma campanha de promoção turística desta ilha.

O posto do turismo do Porto Novo enaltece o facto de, permanentemente, chegarem a Santo Antão grupos de turistas de diferentes nacionalidades para praticar caminhadas em trilhas, destacando ainda o facto de a ilha estar a constituir-se também em “um destino para mergulho”.

Sites e blogs internacionais destacam Santo Antão como “um paraíso” para trekking.

Os desportos náuticos estão também a ganhar espaço no panorama turístico em Santo Antão com a criação do centro de mergulho Green Turtle Diving Center, dotado de uma embarcação inflável semirrígida.

Conforme o site do Green Turtle Diving Center, Santo Antão, por ser uma ilha com uma biodiversidade marinha “bastante diversificada”, oferece aos mergulhadores “uma experiência única”.

O próprio Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) informou que Santo Antão está “muito bem situado” em termos de oferta turística ligada à natureza, sendo “o destino mais procurado” no norte do país para este segmento do turismo.

Segundo aquele instituto, Santo Antão está a afirmar-se “cada vez mais” como um destino que capta turistas com uma preocupação e uma consciência ecológica “muito forte”, sendo esta ilha a “mais procurada” na zona norte de Cabo Verde para os amantes do turismo ligada ao ambiente.

O Governo estima que, dentro de três anos, 40 por cento (%) dos turistas que chegam a Cabo Verde visitem São Antão e outras regiões do arquipélago onde se pratica o turismo de natureza sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui