A transferência do Festival do Milho para o Mercado Municipal da Pedra Molar, em São Lourenço dos Órgãos, reduziu a presença de visitantes na área da barragem do Poilão, mas a movimentação no município manteve-se.
O festival, que vem sendo realizado desde 2009, e antes tinha como palco a barragem do Poilão, foi transferido para o espaço do mercado, após anos consecutivos de seca, onde permaneceu mesmo após a barragem ter recuperado seu nível de água este ano.
Muitos empreendedores locais esperavam que a realização do evento voltasse ao local tradicional com a chegada das chuvas, mas a mudança de local foi mantida.
Apesar da transferência, alguns visitantes, vindos de várias partes da ilha de Santiago, ainda passaram pela barragem e lá, Ângela Moniz e Josefa de Pina aproveitaram a movimentação residual para vender milho cozido e assado, além de “bongolon” verde, atendendo os interessados que passavam pela área.
Ângela destacou que, com a água novamente na barragem, o local deveria ser motivo de celebração, defendendo que o festival deveria retornar à sua localização original.
A essas mulheres, juntaram-se também alguns vendedores de água de coco, entre os quais Geremias Évora que diz estar “satisfeito”, pois mesmo com a pouca movimentação a venda está melhor do que nos outros dias.
No mercado, o fluxo de visitantes foi intenso. Com mais vendedores e barracas instaladas em comparação ao ano anterior, além de brinquedos para atrair crianças, o evento registou uma boa adesão.
Mário Vaz, um dos vendedores, destacou a fidelidade dos clientes, que vêm de todas as partes da ilha para prestigiar o evento, acrescentando que ele inovou este ano, oferecendo porco na brasa, o que agradou aos presentes.
Visitantes como Manuel de Pina, de Santa Cruz, elogiaram a iniciativa, mas manifestaram estranheza pela mudança de local, lembrando a maior movimentação observada quando o evento era realizado na barragem.
Bernardo Montrond e Maria Pereira, vindos da cidade da Praia, comemoraram as chuvas e o público presente, reforçando a importância da natureza para a região.
O festival, de entrada gratuita, começou por volta das 12:00 e conta com apresentações de artistas e grupos locais, como Freirianas Guereiras, Ruben Teixeira, Mixibiote, Banda Rimanason, entre outros, além de uma apresentação do MC Neguinho.
Outro evento similar está previsto para ocorrer no Tarrafal, em Chão Bom, neste sábado, 02 de Novembro, com o nome “purba midju” (provar o milho), organizado pela Câmara Municipal do Tarrafal.