SCM RECEBE VISITA DE CORTESIA DA PRESIDENTE DO IGQPI

NO ÂMBITO DA MISSÃO DA CONSULTORA DA OMPI EM CV

0
255

A SCM recebeu na tarde de 06 de Dezembro, a visita de cortesia da Presidente do IGQPI, Engª Ana Paula Spencer da equipa do IGQPI, nas pessoas da Dra. Sónia Duarte, do Dr. Ailton Alfama e do Dr. Edson Ferreira,  na sequência do convite formulado pela Direcção da SCM, no âmbito da missão da Consultora da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Dra. Glória Braga, em Cabo Verde, com o intuito de apresentar à Presidente do IGQPI e Comitiva, as Plataformas Digitais de Gestão Tecnológica de Direitos Autorais, WIPO CONNECT, CISNET e IPI, que permitem a gestão profissional do Registo, Licenciamento e Distribuição de Direitos Autorais na SCM e debruçar sobre alguns  projetos que a SCM tem para desenvolver num futuro próximo, na expectativa de continuar juntamente com os seus Parceiros Públicos e Privados, a da o seu melhor contributo para a salvaguarda da Propriedade Intelectual dos Autores e Artistas cabo-verdianos, do setor musical.

A Presidente da SCM, Solange Cesarovna, ao usar da palavra, fez a apresentação da consultora da OMPI, à delegação do IGQPI e aproveitou a oportunidade para, agradecer fortemente a Visita de Cortesia da Presidente do IGQPI e da sua equipa à SCM, no âmbito da missão da Dra. Glória, oportunidade esta para a SCM apresentar todos os avanços desta Entidade de Gestão Colectiva nos últimos 2 anos, alguns deles que contam com a forte parceria da OMPI e uma colaboração exemplar e abnegada da Consultora Dra. Glória Braga.

Durante a visita, a consultora da OMPI, Dra. Glória Braga, fez uma breve apresentação de como foi a instalação do software WIPO CONNECT nos servidores da SCM na cloud e das as suas funcionalidades, através das quais conseguimos disseminar os dados, no que tange à documentação dos registos de dados dos nossos membros, dos processos de licenciamento e da distribuição, servindo como um suporte técnico, de modo que podemos fazer uma gestão de excelência. Acrescentou ainda que a SCM tem uma atenção especial da OMPI, por ter sido uma das primeiras entidades que usou o software e  o primeiro na África Lusófona, enfatizando que a SC; será o primeiro caso no mundo em que o software está a ser usado de forma remota, ou seja, o software é utilizado, não só na sede da SCM, mas também nas outras ilhas onde A SCM tem delegação e parcerias e onde os serviços da SCM são prestados. Abordou também a importância das plataformas digitais que a SCM possui e que contribuem para uma distribuição correta e justa, sendo este o 3º ano que a SCM faz a distribuição de forma tecnológica e utilizando as boas práticas.

Disse também que a SCM, por ser membro da CISAC, possui contrato de reciprocidade com outras sociedades e que isso ajuda bastante nos processos de cobrança e de distribuição porque, deste modo, a SCM consegue cobrar pelo uso das músicas internacionais e, posteriormente, enviar às sociedades cujos repertórios representam.

Seguidamente, o Dr. Mário, Gestor de Operações da SCM, fez uma apresentação detalhada de todas as funcionalidades do sistema WIPO CONNECT mostrando em cada menu como será feita a inserção de dados e como podemos fazer a busca das informações.

Apresentou, igualmente, o Cisnet, a maior plataforma do mundo autoral no domínio da música, que tem os catálogos geridos por todas as entidades de gestão colectivas que atuam no domínio da música. A Cisnet é uma plataforma desenvolvida pela CISAC e uma a SCM obter as informações corretas das obras declaradas noutras sociedades e dos membros que representamos, de modo que podemos saber as percentagens de outros participantes na mesma obra e para qual sociedade distribuir.

Passando para o ponto do licenciamento, a Dra. Lara Ramos, Gestora Executiva, fez uma apresentação, muito breve, de como cadastrar os utilizadores e como será feita a faturação a partir do software Wipo Connect.

A Presidente da IGQPI disse que a SCM está a fazer um excelente trabalho e que a SCM está de parabéns por todo o trabalho desenvolvido.

Aproveitou o momento para dizer que, para o IGQPI, o ano 2022 foi um ano muito produtivo e que foi possível a adesão ao ARIPO, trabalho que durou cerca de um ano, durante a época de pandemia e que o objetivo agora é traçar estratégias de ação a serem executadas no próximo ano.

A presidente e a vice-presidente da SCM, Dra.  Solange Cesarovna e Dr. Joaquim Andrade  e a Consultora da OMPI, Dra. Glória Braga, respectivamente, aproveitaram o ensejo para agradecerem fortemente a visita de cortesia da Presidente da IGQPI com a sua equipa e as palavras de reconhecimento que deixou a SCM, pelo trabalho desenvolvido pela Direção e sua equipa de colaboradores ao longo destes nove anos de vida.

Porque a Música É Vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui