Com o intuito de partilhar a sua visão, missão e o seu sistema tecnológico de Registo de Autores e Artistas, Licenciamento e Distribuição de Direitos Autorais, WIPO CONNECT, a Sociedade Cabo-Verdiana de Música, convidou S. E. o Presidente da República, Dr. José Maria Neves, para uma visita oficial à sua sede, que teve lugar no período da manhã desta Segunda-feira, 04 de Abril.
A equipa da SCM, representada pela Sra. Presidente Solange Cesarovna e pelo Sr. Vice-Presidente, Joaquim Andrade, bem como pela Senhora Gestora Executiva, Lara Ramos e pelo Sr. Gestor de Operações, Mário Lucas, teve a oportunidade de apresentar ao Sr. Presidente da República e sua comitiva, a situação atual da Sociedade Cabo-verdiana de Música, nesta retoma pós crise pandémica, os projetos em curso, os grandes ganhos e avanços no sector da Gestão Colectiva de Direitos Autorais no país no sector musical, com a implementação do Sistema WIPO CONNECT.
Fruto de uma parceria assinada com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual em 2020, a implementação do Sistema WIPO CONNECT na SCM, permitiu a SCM começar a operar de forma profissional, em sintonia com as melhores práticas internacionais no sector de gestão colectiva de direitos por um lado e por outro, iniciar a conexão da SCM as Plataformas Internacionais de gestão de direitos de autor, como a CISNET da CISAC. Com o Software WIPO CONNECT a SCM passou a realizar desde 2020, distribuições de direitos autorais de forma tecnológica, em Sociedade Cabo-Verdiana de Música Gabinete de Comunicação e Multimédia em sintonia com o bom rigor e a transparência exigidas no sector da gestão colectiva de direitos autorais e conexos.
A SCM apresentou igualmente os projetos em curso para a continua promoção, valorização dos membros e suas obras e gravações musicais, bem como da contínua sensibilização dos parceiros utilizadores de música e da sociedade no seu todo, para o respeito e a proteção dos direitos de autor e conexos, entre os quais os seus mais recentes projectos criados – o Prémio SCM e o Hall da Fama SCM.
Atualmente a SCM está a defender uma catálogo de mais de 26 milhões de obras e gravações musicais, frutos de representação directa, através dos membros afilhados em Cabo Verde, e através dos acordos de reciprocidade com as entidades irmãs, membros das Sociedades de Gestão Colectiva que fazem parte da Confederação Internacional de Autores e Compositores CISAC.
A SCM aproveitou o ensejo para convidar a Presidência da República para seu parceiro honorífico, nos projetos em curso e futuros projectos, entre os quais o PREMIO SCM e a construção do Hall da Fama SCM.
O Sr. Presidente da República aceitou prontamente e com muito gosto, os convites de parceria realizados, e comprometeu-se a apoiar a SCM lá onde a SCM entender ser importante e necessário, para a consolidação da sua missão. O Sr. Presidente considerou ser muito valiosa e de grande relevância todo o trabalho desenvolvido pela SCM desde a sua criação até os dias de hoje, para a garantia da defesa da Propriedade Intelectual dos Autores e Artistas cabo-verdianos e os seus respectivos direitos.
O Sr. Presidente da República aproveitou a oportunidade para parabenizar a SCM pela entrega e pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, quer a nível nacional e a nível internacional, realçando a importância do mesmo para o desenvolvimento das economias criativas.
José Maria Neves demonstrou também a sua preocupação no que diz respeito a necessidade da adesão massiva ao pagamento dos direitos autorais pelos utilizadores de música no País, pois refere que a questão da propriedade intelectual é de suma importância para que os criadores não fiquem desprotegidos, mas que a SCM já plantou a semente fundamental, para que a economia criativa em Cabo Verde ganhe maior dimensão e considera que agora é preciso a contínua sensibilização das pessoas, das empresas, para se ir estruturando esta área das economias criativas.
A SCM mostrou a sua grande satisfação e um profundo agradecimento pela abertura total do Sr. Presidente da República, no sentido da Presidência passar a ser um Parceiro Honorífico de alguns dos seus principais projectos, bem como pelo compromisso assumido pelo Sr. Presidente da República, em se engajar pessoalmente na promoção da SCM, da sua missão e projectos, tanto dentro como fora do país.
Agradecendo antecipadamente, a atenção dispensada à nota de imprensa em apreço, renovamos as nossas mais vivas saudações musicais aos destinatários do presente.
PORQUE A MÚSICA É VIDA E PORQUE ESTAMOS JUNTOS PELOS DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS EM CABO VERDE!!