A Tailândia decidiu encerrar temporariamente alguns dos seus mais emblemáticos parques naturais com o objectivo de preservar o meio ambiente, informou esta quinta-feira, 8 de Junho, a Autoridade de Turismo da Tailândia.
De acordo com a informação enviada à imprensa, a maior parte dos parques naturais sujeitos a encerramento, vão fechar portas durante mês de Junho, estando a sua reabertura prevista para Outubro ou, em alguns casos, para Dezembro.
“O principal objetivo desta iniciativa é não só proteger os turistas das possíveis condições meteorológicas causadas pela chuva, mas também permitir que os parques recuperem o seu equilíbrio ecológico”, refere a Autoridade de Turismo da Tailândia, em comunicado.
Dos 154 parques nacionais existentes na Tailândia, 61 vão estar encerrados durante o período de Verão português, incluindo o famoso Parque Nacional Marinho das Ilhas Similan e o Parque Nacional Phi Phi-Hat Nopparat, onde se localizam as famosas ilhas Phi Phi.
“Esta é uma medida que o Turismo Tailandês tem posto em prática nos últimos quatro anos, para que a fauna e flora destes locais possam recuperar e descansar dos milhões de turistas que visitam anualmente os parques”, acrescenta a entidade de turismo.
O período entre Junho e Setembro é a “estação das chuvas” na Tailândia e, por isso, é considerado época baixa, motivo pelo qual é, segundo a Autoridade de Turismo da Tailândia, “a altura ideal para este tipo de iniciativas”, ainda que nos restantes 93 parques nacionais tailandeses sejam esperados nove milhões de turistas neste período.