Tarrafal do Monte Trigo em Santo Antão foi uma das zonas mais visitadas durante as festividades da Páscoa. Nesta altura do ano Tarrafal de Monte Trigo recebe centenas de visitantes com forte atividade turística, esgotando assim todos os estabelecimentos turísticos com uma ocupação de 100%.
Centenas de turistas, a diáspora e visitantes da vizinha ilha de S. Vicente deslocam ao Tarrafal do Monte Trigo para as festividades da Semana Santa, apesar das condições de acessibilidades não serem as melhores para esta povoação, já considerada a Pérola do Turismo de Santo Antão. As más condições de acesso condicionam o desenvolvimento do turismo nesta região, dado que muitos turistas querem visitar Tarrafal de Monte Trigo, mas o acesso condiciona e é necessário a conclusão do segundo troço da estrada.
Está prevista o arranque da segunda fase da estrada para essa povoação que, de acordo com a previsão do Governo deverá acontecer ainda no segundo trimestre deste ano. Mas Tarrafal do Monte Trigo não precisa somente da estrada, mas também do abastecimento da água e do saneamento básico para que o desenvolvimento tenha também impacto nos outros setores como a agricultura e pesca, outras potencialidades desta região, o que permitirá o turismo dar um grande salto. Também existe a promessa de requalificação por parte do Governo da baía do Tarrafal de Monte Trigo, uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão.