Tarturismo, Doc 51 mn HD, 2021

Lançamento do filme Tarturismo pelo Cineasta Mário Cabral

0
473

As tartarugas marinhas correm risco de extinção. Boa Vista é, depois das ilhas Massirah, em Oman e Florida nos EUA, a terceira maior reserva do mundo de nidificação da tartaruga. Anualmente mais de 3.000 tartarugas procuram a praia da Boavista para desova. Os peritos do meio ambiente temem a vida desta espécie em extinção com a crescente chegada em massa dos turistas.

O turismo é considerado pelo Governo vector de desenvolvimento e muitos o consideram o petróleo de Cabo Verde. As estimativas apontam para a chegada de um grande número de turistas à procura de praias desertas e virgens. Este sossego é também procurado pelas tartarugas em extinção.

A protecção das tartarugas e o turismo são duas prioridades do Governo de Cabo Verde, que muitos acreditam não ser compatíveis.

Nota do realizador/Produtor

Depois de “Rua Banana, Cidade Velha” e “Revolução nos Rabelados” que ganhou menção honrosa no FESTIN 2012, pretendo filmar um santuário das tartarugas… Boa Vista, uma das mais belas ilhas de Cabo Verde, que conheceu recentemente um grande desenvolvimento turístico.

Tarturismo é um termo que inventei ‘para juntar tartaruga e turismo”. Este filme documentário pretende debruçar sobre a questão da preservação das tartarugas marinhas, uma espécie em extinção, face à crescente demanda dos turistas na ilha da Boa vista.

A preservação desta espécie é crucial para a continuidade da mesma. Ao mesmo tempo, o turismo é a maior riqueza do país, pois além de trazer investimento estrangeiro, cria condições para o desenvolvimento da ilha da Boavista.

Tarturismo vai mostrar a ilha da Boavista  ao mundo e vai acompanhar nos acampamentos de desova das tartarugas a vida selvagem na ilha.

Ao longo de um ano pretende-se captar, além dos trabalhos visíveis, todo o trabalho invisível, feito por equipas de preservação.

Tarturismo é um termo que inventei para juntar turismo e tartaruga. O filme documentário tem 51 minutos e aborda a questão da preservação das tartarugas marinhas, uma espécie em extinção numa ilha turística em crescimento rápido. Tarturismo tem como objectivo a promoção da ilha da Boa Vista, bem como demonstrar a necessidade da proteção das tartarugas, uma espécie que está em vias de extinção no mundo.

O projecto foi um dos participantes na residência artística de desenvolvimento de projectos, africadoc 2009 que aconteceu em St Louis, Senegal, onde o mesmo foi apresentado a financiadores de varias partes do mundo, num pitching. Depois desta residência o projecto foi escolhido para uma residência artística e longa metragem também em St Louis, Senegal, na altura não consegui dispensa do trabalho para estar presente.

Orçado em cerca de 45 mil euros, o filme previa imagens aéreas ainda antes ma massificação dos drones. Sem apoios internacionais o projecto foi ficando na gaveta até que em 2014 a minha produtora conseguiu reunir as condições logísticas mínimas para as filmagens na Boavista. Tivemos alguns apoios de instituições na ilha e de alguns amigos. Ninguém da equipa técnica recebeu qualquer salário e pudemos contar com outros serviços técnicos de colegas e amigos.

A rodagem aconteceu em duas etapas, um com a chegada das tartarugas e outro com a eclosão dos ninhos. Por isso tivemos que fazer duas deslocações à ilha. O filme foi rodado com uma camara equipada com visão noturna, que  permite captação sem luz, pois nas praias de desova não é permitido o uso de luz.

O filme acompanha a ong BIOS.CV nas suas lides diárias. Deste conhecemos todo o trabalho de preservação feito numa das praias mais importantes da ilha. Alem disso o filme mostra a beleza da ilha numa autentica viagem de aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui