TikTok fecha acordo de licenciamento em vários territórios Africanos, no âmbito do Hub de licenciamento digital sob coordenação da SAMRO / CAPASSO da África do Sul, que inclui Cabo Verde através da Sociedade Cabo-verdiana de Música, garantindo a partir de agora, o pagamento dos direitos autorais aos autores e compositores cabo-verdianas cujas as obras musicais sejam utilizadas no Tik Tok.
TikTok, a plataforma líder para vídeos curtos, assinou um acordo de licenciamento para vários anos com o Hub de licenciamento digital Africano que a SCM integra e que é coordenada pela Organização dos Direitos da Música da África Austral (SAMRO) e a Associação de Autores e Editores de Compositores (CAPASSO), garantindo deste modo o início do pagamentos dos direitos autorais aos autores das músicas dos diferentes territórios africanos envolvidos neste licenciamento, cujas as obras músicas sejam utilizadas no Tik Tok.
O acordo garante que os talentosos compositores e editores musicais que as organizações representam recebem pagamentos de royalties quando sua música for usada na plataforma. Através das parcerias existentes com a CAPASSO, no âmbito do Hub digital, o acordo cobrirá 58 territórios em todo o continente africano, cobrindo repertório pertencente a 21 organizações de gestão coletiva distintas, entre os quais o da Sociedade Cabo-verdiana de Música.
A música de compositores e intérpretes africanos já está se tornando popular no TikTok e em Cabo Verde não é diferente, pois o TIK TOK é neste momento umas das plataformas digitais que mais faz sucesso entre os jovens no país.
No ano passado o gênero africano de dança eletrônica #Amapiano, explodiu no TIK TOK com mais de 181 milhões de visualizações de vídeos. A faixa sul-africana Jerusalema, por exemplo, uma canção do DJ e produtor Master KG, com o vocalista Nomcebo, foi uma sensação global do TikTok em 2020, seguindo uma rotina de dança coreografada pelo grupo de dança Angolano Fenómenos do Semba. Os vídeos do desafio #Jerusalema foram vistos mais de 1 bilhão de vezes e ajudaram a música a alcançar reconhecimento internacional e sucesso na Europa e nos Estados Unidos.
Jordan Lowy, Chefe de Licenciamento e Parcerias de Publicação de Música da TikTok disse: “A TikTok está muito satisfeita em firmar este acordo com o Hub de licenciamento digital liderada pela SAMRO e a CAPASSO, garantindo que compositores e editores em toda a África possam se beneficiar quando sua música for usada no TikTok. O Continente Africano é uma região emocionante para nós com um enorme número de talentos incríveis e estou ansioso para conectá-los com nosso público global “.
Solange Cesarovna, Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música declarou:
“Estamos felizes por termos chegado a um acordo com a TikTok, através da parceria que temos com as nossas sociedades irmãs SAMRO e CAPASSO, no quadro do Hub do Licenciamento Digital Africano, para garantir que os compositores de toda a África sejam atendidos na plataforma. Como uma plataforma de música social, o TikTok revolucionou a forma como nos envolvemos e consumimos música. O TikTok permite que os fãs co-criem, contextualizem e re-interpretem suas músicas favoritas ao lado de seus artistas favoritos e impulsiona o envolvimento e uma apreciação mais profunda das músicas em uma era em que o consumo de música está cada vez mais separado do contexto. Com o crescente destaque da música africana, mais compositores africanos estão prestes a alcançar o status de superstar global e os nossos compositores terão a partir de agora as mesmas oportunidades de através do TikTok poderem mostrar seus talentos ao mundo. Queremos que os músicos e compositores cabo-verdianos aproveitem esta grande oportunidade.
O Hub de Licenciamento Digital, que a SCM integra está sob a coordenação da SAMRO e CAPASSO na África do Sul, e representa os direitos de milhares de criadores musicais em toda a África. As organizações estão na vanguarda do licenciamento digital de alguns dos autores e compositores musicais africanos mais talentosos e conhecidos do mundo.