A um mês do fecho da época alta do turismo, Santo Antão continua a ser procurada por turistas provenientes sobretudo do Norte da Europa, um fator de regozijo dos operadores turísticos da ilha.
Estima-se o registo de 26 mil turistas em visita a Santo Antão em 2017, assinalando um crescimento de 23,8% em relação a 2016, e os operadores acreditam que, pela grande movimentação na época alta deste ano, iniciada em Outubro, o turismo vai continuar a crescer muito nesta ilha. Uma ilha que tem sido visitada cada vez mais por turistas oriundo do norte da Europa que procuram Santo Antão nesse período do ano para a prática de Trekking (caminhadas em trilhas em busca da natureza), o principal produto turístico que a ilha oferece até este momento.
É necessário criar condições para outras práticas do turismo como o Rural, da Natureza, a escalada e o canyoning na montanha, para poder aumentar oferta turística e possibilitar a vinda de mais turistas a Santo Antão. Estima- se, que 11 mil turistas franceses tenham visitado a ilha em 2017.