A ATS – Associação de Turismo de Santiago, é composta por pelouros estratégicos para o desenvolvimento do turismo na Ilha de Santiago. Um desses pelouros é o da Segurança nos destinos turísticos da Ilha. Depois do recente caso que ocorreu na Serra da Malagueta onde um turista perdeu três dedos da mão e entre outros casos de violência aos turistas que nos visitam, passando uma imagem de agressividade e de insegurança, a ATS, através do seu Pelouro de Segurança vai reunir hoje com os seus parceiros e associados na Quinta da Montanha, na localidade de Rui Vaz para debater e criar propostas para apresentar ao Governo para reduzir e prevenir este flagelo, que se não for tomadas medidas urgentes poderá pôr em causa a credibilidade e a imagem de Santiago em particular e de Cabo Verde em geral enquanto destino turístico.
Neste encontro irão ser debatidos os seguintes pontos importantes:
A – Petição à Assembleia Nacional para o reforço da legislação sobre os atentados à segurança individual e à propriedade.
B – Apoio às decisões da Associação dos Operadores Turísticos do Tarrafal sobre esta matéria.
C – Proposta ao Governo de criação de um Departamento especializado dentro da Polícia Nacional para o policiamento das zonas rurais e de montanha, seguindo o modelo da GNR, em Portugal, e dos Rangers, nos EUA.