O Ministério da Cultura e Indústrias Criativas e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago fizeram a abertura solene da 1ª Edição da Viagem pela História, pelas 17 horas na Sé, Cidade Velha.
Durante três dias de 28 a 30 de Setembro a Cidade Velha mergulhará no passado para contar a história da chegada dos jesuítas por volta de 1585 que se arrastaram até finais do século XVI, com objetivo principal de difundir a civilização cristã e divulgar a língua portuguesa, nos espaços além-mar no caso de Cabo Verde e da costa da Guiné com missões objectivas de converter o gentio da Guiné e da Serra Leoa e bloquear a expansão do Islão, que progredia para Sul.
A 1ª edição da Viagem pela história pretende recriar esses momentos históricos vividos na cidade Velha por meio de recriação histórica que irá reviver a chegada dos jesuítas na antiga rua do Port, pelo Governador e figuras oficiais da cidade. O programa é tão vasto e de interesse turístico para a cidade velha e para a história de Santiago.
O programa do dia 29 (sábado) pelas 10H00, contempla os seguintes acontecimentos:
Procissão
Eucaristia Solene na Igreja da Nossa Senhora do Rosário
Banquete oferecido pelos nobres da cidade aos jesuítas
Almoço com pratos típicos da época
Momentos da vida dos Jesuítas
Trajecto Rua Banana, Rua Calhau e Sé
Espectáculo Canto Antigo na Sé
Animações culturais com jantar com pratos típicos da época
O evento prolonga-se até domingo com atividades permanentes, visite cidade velha e viaje pela história da primeira cidade de Cabo Verde.